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Do desenho à animação 3D

Seminário mostrou que soluções livres estão na vanguarda também das artes gráficas
Visualização de modelo elaborado no Blender para a animação realizada pela UniSerpro
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por Comunicação Social do Serpro - Belo Horizonte — 12 de fevereiro de 2012

O quarto evento da série "Seminários Tecnológicos" foi realizado ontem, 14 de fevereiro, na regional Belo Horizonte do Serpro, com o tema Ferramentas Gráficas Livres. O seminário é uma iniciativa do CISL (Comitê de Implementação de Software Livre do Governo Federal) que busca promover um conjunto de palestras práticas, sobre diversas vertentes tecnológicas, abertas à sociedade e com transmissão ao vivo pela internet.

Arte com software livre

A edição mineira dos Seminários Tecnológicos revelou que é possível criar arte com ferramentas abertas e gratuitas. Mostrou, além disso, que essas ferramentas são tão avançadas e profissionais quanto os softwares proprietários consagrados no mercado, representando considerável opção para artistas, arquitetos e empreendedores do ramo de criação. Em alguns casos, as opções livres vão além em termos de capacidade, leveza e desempenho, pois oferecem especificidades ainda não apresentadas pelas soluções mais conhecidas. "Ferramentas são como martelos. Você pode acertar ou não o prego, dependendo da sua habilidade. É preciso aprender a usá-la em seu benefício. E quando a gente fala de criação, tudo começa na imaginação. O software serve para desenvolver a ideia. E a gente tem que dizer que criar em código aberto não é uma utopia, é uma realidade", afirmou Guilherme Razgriz, diretor de arte e fundador da primeira escola voltada para o ensino de ferramentas de código aberto do Brasil, a Cria Livre.

As três estrelas
Apesar de um vasto cardápio de soluções livres, o seminário apresentou as três principais estrelas desse universo: Gimp, Inkscape e Blender. O primeiro é voltado para a criação e manipulação de imagens e oferece uma infinidade de plugins na comunidade. O segundo é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais. "O Inkscape é uma opção melhor que a proprietária. Além de um código limpo e avançado, possui diferenciais e vantagens exclusivas, como a velocidade e a leveza do padrão SVG", destacou Carlos Eduardo Cadunico, designer que atualmente trabalha no departamento de captura de movimento do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

O Blender, por sua vez, é uma ferramenta para modelagem, animação, texturização, composição e renderização de vídeo. A solução incorpora avançadas ferramentas de simulação, tais como: dinâmica de corpo rígido, dinâmica de corpo macio e dinâmica de fluidos; ferramentas de modelagem baseadas em modificadores; ferramentas de animação de personagens; sistema de composição baseado em nós de texturas, cenas e imagens; e um editor de imagem e vídeo, com suporte a pós-produção.

A experiência do Serpro com o Blender foi apresentada por Willians Gimenes e Rodrigo Urquiza, ambos da Universidade Corporativa do Serpro. Eles explicaram como foi a produção do vídeo de abertura do curso "Sensibilização para o uso de Software Livre", disponível para toda a sociedade na Escola Aberta de Inclusão Sociodigital. "O vídeo foi totalmente desenvolvido com o Inkscape e o Blender. O primeiro serviu para a criação do roteiro, de elementos bidimensionais e de desenhos que serviram de base para a produção 3D; o segundo foi usado para a modelagem, animação e pós-produção da animação. Além disso, a narração foi inteiramente feita no Audacity, outro programa livre", indicaram.

Gimp, Inkscape e Blender estão disponíveis para download e uso gratuito em diversas comunidades, que trazem exemplos interessantes do potencial dessas ferramentas e do nível de acabamento que elas proporcionam. Confira também algumas animações produzidas exclusivamente com o Blender.

Imersão na fotografia
O seminário abordou também o interessante tema da fotografia de imersão, aquela que une as fotografias planas e forma panoramas ou visões completas (em 360º) de ambientes fechados ou abertos. Quem falou sobre o assunto foi o engenheiro eletrônico Carlos Eduardo Carvalho, o Cartola, que aproveitou a oportunidade para montar uma imagem do auditório do Serpro no Horto, Rio de Janeiro. Conheça um pouco do trabalho do Cartola aqui.

Outras atrações
A programação do evento ainda contou com as seguintes palestras: "Trilha sonora livre", apresentada por Claudio Canarim, analista em Programação Visual no Serpro; "Criando Artes com o LibreOffice - Draw, apresentada pela empresária Eliane Domingos; e Licenças Livres e Direitos Fundamentais, com Heitor Medrado de Faria, analista do Serpro e autor dos livros "Licenças Livres e Direitos Fundamentais" e "Bacula - Backup em Software Livre". Heitor falou sobre a Lei de Direitos Autorais brasileira, considerada uma das mais rígidas do mundo, o direito à informação como um direito fundamental do ser humano, e os principais tipos de licença que os criadores e artistas gráficos podem utilizar em suas obras.

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