• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Evento em Brasília discute Cidades Digitais
Info

Notícias

notícias

General

Evento em Brasília discute Cidades Digitais

Como o Plano Nacional de Banda Larga abrirá uma nova era para estados e municípios?. Este foi o tema do painel realizado no dia 17, durante o II Fórum Nacional de Cidades Digitais – Banda Larga e Desenvolvimento Econômico e Social, realizado em Brasília, no período de 17 a 18 de junho.

Com a presença de representantes de órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, provedores de serviços de redes de comunicação e fornecedores de equipamentos, o objetivo do fórum é debater políticas públicas relacionadas à implantação e operação de cidades digitais no Brasil.

O Plano Nacional de Banda Larga e a reativação da Telebras foram a tônica do primeiro painel do evento, do qual participaram representantes da Abranet, Redetelesul e Globalinfo, que congregam provedores de acesso, o presidente da Telebras, Rogério Santanna e Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro.

Rogério Santanna afirmou que a participação das prefeituras é fator chave na criação das cidades digitais, porque é nos municípios que os projetos acontecem. Ele disse que é importante que os municípios tenham seus projetos de cobertura e que os pequenos provedores sejam aliados estratégicos para a última milha, aquela que dá acesso à rede ao usuário final. “O papel da Telebras é ajudar esses processos a acontecerem, introduzir a concorrência, prover infraestrutura mais barata”, declarou. Rogério também avalia que há espaço para que as empresas privadas saiam da zona de conforto e passem a inovar. “Na gestão de conteúdo e nas redes sociais o Brasil tem muito a crescer. Somos usuários do que os outros produzem. Infraestrutura mais barata é a condição necessária para novos empreendimentos”, afirmou Santanna.

Os representantes das associações de provedores aproveitaram o evento para manifestar suas expectativas com relação ao PNBL e seus pleitos para ocuparem espaço na implantação do mesmo. As sugestões foram de efetivas parcerias entre provedores e prefeituras na implantação das cidades digitais, a necessidade de instrumentos regulatórios que permitam a ampliação de serviços e a revisão do modelo tributário das telecomunicações no Brasil.

Para Marcos Mazoni, o tema cidades digitais é presente, instigante e deve ser bem conduzido para que a cidadania seja estendida a todo o país. O diretor declarou que o Serpro sabe das dificuldades tecnológicas dos municípios brasileiros. A atuação do Serpro é de articulação com este segmento para estender serviços às cidades por meio de um trabalho de nuvem, por exemplo, com o Expresso, suíte de comunicação em software livre. “Estamos criando modelo de núcleos computacionais nos estados para atender a esta questão. Também estendemos as tecnologias que atendam às administrações públicas, como Lei Orçamentária e novo plano de contas”, esclareceu Mazoni.

Os serviços que o Serpro está compartilhando com as prefeituras municipais foram colocados no pacote conhecido como “Brasil Conectado”. Inclui também a articulação com a Secretaria de Logística e TI do Ministério do Planejamento para a padronização de serviços que atendam aos requisitos de governo eletrônico e interoperabilidade.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 17 de junho de 2010

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico