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Expresso em Nuvem será lançado em dezembro

Cronograma do projeto prevê que alguns clientes comecem a utilizar o serviço no final deste ano, usufruindo de uma suíte de comunicação que oferecerá economicidade e atendimento sob demanda.

“Já passamos pela fase do cliente/servidor, pelo auge dos sistemas web, pelo início do compartilhamento de software livre, mas agora vivemos a época do compartilhamento de serviços em nuvem.” Com essa premissa, Guilherme Funchal, da Coordenação do Expresso na Nuvem do Serpro, iniciou sua apresentação a respeito do projeto na Latinoware2010.

Funchal ressaltou os benefícios que o novo Expresso vai propiciar para qualquer órgão público  interessado em adquirir o serviço de correio eletrônico, independente do tamanho de sua estrutura ou do seu número de funcionários. “As características fundamentais do Expresso na Nuvem serão o fato de o usuário poder optar pelo serviço de que tem necessidade sob demanda, ou seja, exatamente de acordo com sua necessidade, pagando somente por aquilo que efetivamente utilizar”, explicou Funchal. “Será como ter uma conta de luz ou de fornecimento de água: se você precisa usar menos, paga menos; se utiliza mais recursos, paga por eles, mas pode voltar ao patamar anterior no período seguinte”, frisou.

O novo Expresso oferecerá correio, agenda, mensageria instantânea, possibilidade de sincronização com diversos dispositivos móveis, como celular e notebook, e um pool de recursos para suporte a serviços, independente da sua localização. Com o lançamento do projeto, o Serpro alinha-se a outros players que já oferecem serviços baseados em computação em nuvem, prevendo uma contratação ágil, via internet. Veja mais detalhes na entrevista que foi concedida por Funchal logo após sua palestra realizada ontem, 10 de novembro, na Conferência Latino-Americana de Software Livre:

O que mudará para os usuários do Expresso na Nuvem?
O custo vai cair muito em função de ele só pagar o que vai gastar e não precisar se preocupar com infraestrutura de servidores. O cliente só vai pensar nos serviços que necessita. Toda a infraestrutura será provida pelo Serpro e o usuário só pagará o que realmente utilizar.

Que tipo de clientes pode utilizar esses serviços?
Praticamente qualquer um. A ideia do Serpro é atender órgãos municipais, estaduais e federais, independente do tamanho deles.

E como vai se dar a contratação?
Estamos definindo o modelo de serviços, que deve ficar pronto até final de novembro. A área jurídica está estudando definições, em função de todas as questões de legislação que o Serpro tem de observar. Com a conclusão desse processo, poderemos divulgar como o serviço será cobrado  e qual será o Acordo de Nível de Serviços que teremos de cumprir.

Será possível fazer a contratação do Expresso via internet?
A ideia é que tenhamos um site no qual um gestor ou um prefeito de uma pequena cidade, por exemplo, possa entrar e solicitar caixas de correio para um número determinado de funcionários públicos. Na tele seguinte aparecerá um contrato online, no qual o gestor assinala a opção de que concorda com os termos da prestação do serviço, e por fim receberá um e-mail, notificando a criação do domínio daquela prefeitura, as caixas, senhas. A partir daí o próprio gestor passará a administrar essas caixas eletrônicas.

Qual é o cronograma previsto para o projeto Expresso na Nuvem?
Atualmente estamos em fase de laboratório, testando todos os serviços que vão dar suporte à nuvem. A previsão de lançamento é em oito de dezembro e começaremos a colocar alguns clientes em teste para verificar a metodologia de trabalho, contratos, a interface web para acessar os serviços. A ideia é que em julho de 2011 o Expresso na Nuvem esteja maduro, pronto para comercialização.

Comunicação Social do Serpro - Porto Alegre, 11 de novembro de 2010

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