• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Fisl 11 reúne mais de cinco mil pessoas em Porto Alegre
Info

Notícias

notícias

General

Fisl 11 reúne mais de cinco mil pessoas em Porto Alegre

O Fisl chega a sua 11ª edição consagrado como o maior encontro de comunidades livres da América Latina e, neste ano, reúne mais de cinco mil pessoas na PUC-RS até sábado, dia 24.

A abertura oficial do Fórum Internacional Software Livre - Fisl 11 foi realizada nesta quarta-feira, 21, às 18h30, com a presença de várias autoridades. A deputada federal Manuela D'Ávila era uma delas. Ela avaliou o Fisl como um importante espaço para o debate sobre a utilização do software livre, a liberdade na Internet e o acesso às tecnologias da informação e comunicações. "Precisamos de tecnologia livre, mas, para isso, precisamos antes de uma sociedade livre", completou.

Para Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro, o evento está em um novo momento, o de evolução. "Nós já vencemos a etapa do debate tecnológico, que acontecia nos primeiros fóruns, quando mostrávamos a nós mesmos que existiam pessoas que pensavam de uma forma diferente, que queriam a possibilidade de criar algo mais robusto de fato, mas, além disso, que pudesse ser construído de forma diferente".

Mazoni afirmou que o Brasil se tornou uma nação referência no uso da plataforma aberta. "O diferencial do Brasil está no salto de qualidade que demos. Nós aprofundamos o debate filosófico do software livre focado na mudança de comportamento do desenvolvedor, na mudança do ser humano, onde não há mais competições, mas, sim, colaborações", analisou o diretor.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, defendeu a importância da tecnologia para o desenvolvimento da cidade e ressaltou a necessidade de inclusão digital. "Só podemos avançar para a verdadeira liberdade quando houver uma real democratização do acesso ä informação", salientou. De acordo com o prefeito, Porto Alegre é um aliado na luta contra a exclusão sócio-digital. Ele acredita que só assim é possível construir uma sociedade mais justa e igualitária.

A coordenadora-geral da Associação Software Livre.Org - organizadora do Fisl - Virgínia Ferreira, destacou o crescimento que o evento e o software livre tiveram ao longo dos anos e desejou aos presentes: "Que todos encontrem as oportunidades pelas quais buscam. E que, ao saírem daqui, levem consigo aprendizado e conhecimentos para compartilhar com a sociedade".

Comunicação Social do Serpro - Porto Alegre, 22 de julho de 2010

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico