• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Fórum Social Mundial deve reunir mais de 100 mil pessoas
Info

Notícias

notícias

General

Fórum Social Mundial deve reunir mais de 100 mil pessoas

Fórum Social Mundial 2009 acontece de 27 de janeiro a 1º de fevereiro em Belém do Pará. Organizadores do evento esperam receber cerca de 100 mil pessoas, entre ativistas, intelectuais, e representantes de entidades de outros países.

O Fórum Social Mundial (FSM) é o encontro realizado anualmente, em diferentes países, que se habilita como um espaço aberto de discussões de forma plural, diversificada, não-governamental e não-partidária. Desde 2001, quando aconteceu a primeira edição, o Fórum propõe, através do debate descentralizado entre os participantes, a formulação de propostas e a troca de experiências para a construção de um mundo democrático, menos desigual e mais solidário.

Formado a partir da mobilização da sociedade civil, fruto da necessidade de buscar alternativas às ações políticas institucionalizadas, o Fórum conta com um Conselho Internacional. A entidade é composta hoje, por 129 organizações, com representantes de diferentes continentes e segmentos da sociedade.

O CI forma, através de sua composição, uma teia por onde circulam grupos, associações, assembléias, confederações, comitês, que atuam na escolha dos temas e ações políticas deliberadas no Fórum.

Anteriormente, foram quatro edições em Porto Alegre (Brasil) - 2001, 2002, 2003 e 2005, uma em Mumbai (Índia) - 2004, uma policêntrica realizada em Caracas (Venezuela), Karachi (Paquistão) e em Bamako (Mali) – 2006, integrando América do Sul, Ásia e África, e a mais recente em Nairóbi (Quênia) – 2007.

Fórum Social Mundial 2009
Este ano, o FSM, volta a ser realizado no Brasil, entre os dia 27 de janeiro e 1° de fevereiro, na cidade de Belém, no Pará. O estado está localizado na chamada Pan-Amazônia, região que abriga nove países - Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além da Guiana Francesa. Segundo os organizadores do evento, a Pan-Amazônia deve ser muito mais que território. Em 2009, ela assume o papel de protagonista do encontro.

Para tanto, inserido no encontro deste ano, acontece a 5°edição do Fórum Social Pan-Amazônico (FSPA), uma das grande novidades de 2009. O dia 28 de janeiro, instituído como Dia da Pan-Amazônia, terá como tema os 500 anos de resistência, conquistas e perspectivas afro-indígena popular. A ocasião será marcada por testemunhos, painéis, conferências, discussões, marchas e alianças entre os povos da região.

Serpro apóia o evento
O sítio oficial do Fórum na internet está hospedado no servidor do Serpro, que ainda realizou implementações nos módulos de inscrição de indivíduos, organizações e atividades no sistema presente no endereço web.

Os técnicos do Serpro participarão da preparação e instalação dos 400 computadores que o Fórum recebe do exterior, além de prestarem suporte durante as atividades, principalmente na área de inscrições. A mídia do sistema operacional Ubuntu, que será instalado nos equipamentos, também é de responsabilidade do Serviço Federal de Processamento de Dados, assim como o papel de parede oficial dos desktops.

O espaço cidadão, anexo ao prédio da Regional Belém, foi colocado à disposição do FSM para sediar atividades ligadas a inclusão digital. Além disso, já estão disponibilizados 70 computadores para uso em eventual necessidade.

Objetivos do FSM
Através de um amplo debate entre as entidades que participam do Fórum, dez objetivos foram selecionados como centrais ao desenvolvimento social dos povos em todo o mundo. As ações autogestionadas durante o encontro serão direcionadas em torno de uma destas metas. Oficinas, seminários, painéis, entre outras atividades, constroem o panorama geral dos debates. Este ano, conferências e painéis sobre a crise econômica global, a situação das minorias étnicas e a polêmica lei do aborto, entre outros temas, prometem suscitar discussões entre os participantes.

Assumirão um papel de destaque no evento, a tecnologia e seus direitos de usos, ferramentas da internet, inclusão digital e o software livre. Interlocutores de diferentes entidades mostram que a tecnologia está na pauta global e precisa ser discutida de maneira participativa e democrática. Organizadas, as idéias e propostas serão reunidas num documento final.

Um outro mundo é possível?
Para buscar alternativas ao cenário mundial, baseado no neoliberalismo das nações mais ricas do mundo, foi criado em 2001, o Fórum Social Mundial. Todos os anos, apenas os países mais influentes se reúnem no chamado Fórum Econômico Mundial, em Davos. Aí, são definidos os rumos da economia global, segundo organizações contrárias ao evento, de maneira antidemocrática e desigual.

O Fórum Social Mundial se apresenta, deste modo, como um evento que reúne ativistas, organizações não governamentais, movimentos sociais, instituições, estudantes, e pessoas que, mobilizados, creem na possibilidade do desenvolvimento social de maneira diferente: com livre participação e igualdade de direitos entre todos.

As inscrições para o encontro deste ano estarão abertas até o dia 10 de janeiro. Para participar, consultar a programação, ou saber mais sobre as edições anteriores, acesse: http://www.forumsocialmundial.org.br.

(Maracaju News – Geral 15/1/09)

--

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico