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Garantir a continuidade do negócio é uma missão do Serpro

Teste de contingência do Siafi reforça resiliência do ambiente operacional

No último domingo, 14, o Serpro – em acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) -  realizou o primeiro teste do plano de contingência do Processo de Gestão de Continuidade do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), segmento plataforma alta. O documento estabelece atividades para garantir a disponibilidade do sistema em situações de desastre. Marcos Allemand, da área de segurança, explica que o objetivo do teste foi 'levantar' o sistema no centro de dados de São Paulo.

"Assegurar a disponibilidade dos serviços de governo é um dos compromissos do Serpro e a realização de testes dessa natureza é fundamental para garantir que, na ocorrência de um desastre no centro de dados de Brasília, temos condições de produzir o Siafi em São Paulo, sem prejuízo para o usuário", analisa Allemand. Ele estima que, em caso de problemas no ambiente de Brasília, em duas horas o Serpro é capaz de 'levantar' o sistema no centro de dados paulista. Dentro dos conceitos de continuidade de negócio, essa ação é classificada como uma estratégia de disaster recovery (recuperação de desastre).

Neide Modrach, da área de relacionamento com o cliente, ressalta que a ação foi um marco. "Pela primeira vez, desde sua implantação em janeiro de 1987, o Siafi foi produzido em uma outra localidade". Ela destaca que o teste mostrou ao cliente que é possível manter ativas as operações de registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do governo federal mesmo diante de um acidente grave nas instalações da Regional Brasília. "Essa ação também representa um passo importante rumo à resiliência da organização", afirma Neide Modrach.

Teste de contingência
O teste identifica se estão corretos e funcionando sem erros os caminhos necessários para garantir que, em caso de uma catástrofe no centro de dados da capital federal, o Siafi seja redirecionado para o centro de dados de São Paulo. Nesse caso, é necessário 'desligar' completamente o serviço em Brasília para 'ligá-lo' na outra localidade.

A informação até parece simples, mas na verdade para que isso aconteça, sem problemas para o sistema, é necessário um nível bastante elevado de planejamento e organização por parte de diversas áreas. Desde o mês de junho, o plano de teste estava sendo desenhado pelas unidades e o preparo operacional no ambiente produtivo da plataforma alta (mainframe) estabelecido juntamente com o fornecedor. “Um teste de contingência deve ser cuidadosamente planejado para que não haja nenhum tipo de impacto para o sistema que está sendo testado e os sistemas interdependentes", acrescenta Marcos Allemand.

André Bauer, da área de centro de dados, afirma que o maior desafio do teste foi realizar a inversão da rede de Brasília para São Paulo. “A ativação dos serviços da STN, do ponto de vista do centro de dados, já vinha sendo testada, mas o grande diferencial no fim de semana foi a inversão da rede. Esta foi a primeira vez que fizemos isso, porque o impacto é muito grande, tivemos que desligar o serviço aqui para ativar os serviços lá”, afirma Bauer. Ele indica que ocorreram desvios ao longo do processo, mas que estes foram identificados e solucionados rapidamente e a inversão concluída para que o cliente pudesse acessar o sistema em produção em São Paulo, tanto na intranet quanto na internet. O redirecionamento da rede é para garantir que o trajeto de acesso dos usuários e dos dados sejam alterados de uma localidade para outra, mas continuem efetivos.

Os responsáveis pelo teste são unânimes ao creditar o sucesso do evento ao nível de engajamento e compromisso das áreas envolvidas, sendo elas as unidades de Centro de Dados, Operações, Gestão de Serviço, Segurança, Desenvolvimento e Relacionamento com Clientes, bem como do cliente, representado pela Coordenação-geral de Sistemas e Tecnologia da Informação da STN.

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