• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Gestão de processos une governo, mercado e academia
Info

Notícias

notícias

General

Gestão de processos une governo, mercado e academia

Workshop promovido pelo Serpro ressaltou a importância dos processos para a melhoria da gestão.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) realizou ontem, 4 de julho, no auditório da regional Brasília, o Workshop "Gestão de Processos de Governo como Indutor da Interoperabilidade e Melhoria dos Serviços ao Cidadão". O evento teve como objetivo identificar as tendências, necessidades e, especialmente, inserir a Plataforma de Processos, atualmente em desenvolvimento no Serpro, num contexto capaz de propiciar um conjunto de melhorias nos processos de governo a partir da disponibilização de um ambiente único e estruturado, com consequente melhorias dos serviços prestados ao cidadão. Os vídeos dos painéis do evento estão disponíveis no endereço assiste.serpro.gov.br/workshop-pp.

A mesa de abertura contou com a participação do diretor de Operações do Serpro, Wilton Itaiguara, do secretário do SLTI (Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação), Delfino Natal de Souza, e do diretor do Departamento de Programa de Gestão, Bruno Palvarini, ambos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Wilton reafirmou o compromisso do Serpro de dar suporte ao governo em temas como interoperabilidade e gestão de processos. Delfino destacou o grande desafio de modernizar os serviços ao cidadão, evitando a replicação de ações que ocorre com os dados descentralizados.

Após a mesa de abertura, foram apresentados painéis mediados por Marcus Vinicius Costa, superintendente do Serpro, com a participação de autoridades da administração pública, representantes de empresas de TI e o meio acadêmico. O representante do governo, Bruno Palvarini, (Seges) falou da importância da parceria com o Serpro, devido à complexidade dos ambientes de governo, e que esta coprodução de serviços vem para facilitar o processo. "Os modelos não são simples, mas as soluções podem ser", explicou.

Outro representante do governo que participou do painel foi o coordenador Geral de Integração e Interoperabilidade da SLTI, Corinto Meffe, que também fez coro à necessidade de se pensar em conjunto (governo, mercado e academia), sempre com a presença de profissionais de sistemas de informação. Corinto também explicou a diferença na mensuração de resultados da gestão de processos no governo e no mercado. "A eficiência, no caso do governo, é medida pela melhoria na qualidade de vida do cidadão", pontuou.

Visão de mercado
O representante da Software AG, empresa do ramo de Gestão de Processos, Leonardo Chies explicou as vantagens dos processos, como a redução de custos, aumento de qualidade e redução de erros. Entre as empresas que tiveram experiências bem sucedidas com processos e foram clientes da Software AG destacam-se Casas Bahia,  Bradesco, Petrobras, BNDES, entre outras. De acordo com Chies, o processo e os objetivos do setor público e privado são parecidos, portanto é possível a troca de experiências entre as áreas e o governo pode se guiar pelo mercado na escolha da melhor plataforma para a gestão de processos.

O sócio-fundador da ELO Group, André Macieira, expôs algumas experiências de sua empresa que surgiu na UFRJ e tem este nome pelo elo que faz entre a academia e o mercado, com apenas três anos de existência, mas com muita atuação no mercado. De acordo com sua vivência, André disse que o mais difícil para que uma gestão de processos seja bem sucedida é a mudança de mentalidade. "Processo não é documentar a realidade, mas uma ferramenta para conseguir realizar uma boa gestão", explicou.

Contribuição da academia
O professor da PUC Rio e gerente de Tecnologia do Serpro no Rio de Janeiro, Almir Fernandes, trouxe a visão científica para o debate e destacou que o conhecimento gerado pelos processos é um dos seus bens mais importantes, assim como a sua disseminação. De acordo com o professor, o processo só pode ser considerado como tal se gerar valor para o cliente. Ele elencou os elementos dos projetos considerados campeões: "O projeto deve ser planejável, executável, controlável, mensurável e avaliável", definiu. Almir também se mostrou um entusiasta do processo colaborativo. "A virtude do uso do conhecimento está em produzir coletivamente", afirmou.

O PhD em Ciências da Computação e presidente da Software Engineering Society, Fuad Sobrinho, apresentou como caso de gestão de processos a instalação da UPP no Complexo do Alemão, por envolver toda uma sociedade, não apenas o mercado ou o governo, e apontou que o processo mais importante para a geração de mudanças é o cultural. "O processo é vivo, humano e evolutivo. É por isso que ele deve estar sempre amarrado à cultura", completou.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 5 de julho de 2011

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico