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Governança de TI é assunto estratégico para o Serpro

Relatório do Tribunal de Contas da União classificou como aprimorado o estágio de evolução da empresa na área.

O Levantamento de Governança de TI na Administração Pública Federal (APF) foi realizado pela Secretaria de Fiscalização e Tecnologia da Informação (Sefti) do Tribunal de Contas da União (TCU) e encaminhado em junho às instituições respondentes, dentre elas o Serpro.

Para traçar o perfil de governança de TI 2010, a Sefti recebeu informações de 265 instituições da APF, como ministérios, tribunais federais, agências reguladoras, universidades federais, fundações, autarquias, secretarias e empresas públicas. Estas responderam a um questionário, com 32 questões (152 subquestões), organizado segundo critérios do Gespública, programa federal, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para avaliação e melhoria da qualidade da gestão pública

De acordo com o relatório, o objetivo do levantamento é subsidiar os processos de planejamento de ações de controle do TCU, além de fornecer parâmetros que permitam às instituições avaliadas melhor direcionar esforços para alavancar a governança de sua TI.

Desafios
O levantamento indicou o baixo nível de gestão e governança de TI na administração pública federal. Apenas 5% das organizações pesquisadas estão em estágio aprimorado, sendo que 38% estão em estágio intermediário e 57% em estágio inicial.

Entretanto, houve uma melhora no número de instituições públicas que declaram fazer planejamento estratégico institucional e também aumentou o número de entidades da APF com carreiras específicas para a área de TI.

De acordo com Alexandre Vieira Coutinho, responsável pela Governança de TI dentro da Coordenação Estratégica de Tecnologia do Serpro (Cetec), a administração pública federal tem como um dos desafios atuais a elevação do seu grau de governança. "E a governança de tecnologia da informação é essencial para que se atinja esse objetivo. A premissa mais importante dela é o alinhamento entre as ações de TI e as diretrizes e objetivos estratégicos da organização", destaca.

Serpro: nível aprimorado de governança de TI
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) ficou entre as instituições públicas consideradas em nível aprimorado de Governança de TI. "Apesar da classificação obtida ser motivo de comemoração, pois demonstra o alto nível de maturidade em governança de TI em que a empresa se encontra, ainda há muito o que melhorar", avalia Coutinho. Para ele, como o negócio do Serpro se dá na prestação de serviços em tecnologia da informação e comunicações para o setor público, esses aspectos se mostram ainda mais contundentes.

O diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, concorda e acredita que "atender à crescente demanda por aumento de qualidade de produtos e processos, elevar o patamar de segurança da informação, assegurar a continuidade dos negócios e alcançar um maior equilíbrio nos gastos de TI são objetivos a serem buscados por meio desta governança".

Com esse intuito, o diretor-presidente já avalia um Modelo de Governança de TI, baseado no Cobit, desenvolvido pela Cetec. "Assim que estabelecido, o modelo propiciará o aprimoramento dos processos de TI, de modo a melhorar o desempenho, a alocação adequada dos recursos e mitigação dos riscos inerentes, além de compor informações de subsídio às decisões dos diretores e gerentes da empresa nos assuntos afetos à tecnologia", informa Alexandre Coutinho.

O termo Cobit, explica Coutinho, refere-se a um modelo de gestão orientado a processos, no âmbito da TI, amplamente reconhecido e utilizado no Brasil e no mundo. É usado pelo TCU como um dos insumos para a realização das auditorias de TI e para os levantamentos de Governança de TI.

Comunicação Social do Serpro - Belo Horizonte, 8 de julho de 2011

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