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Governo articula-se para apoiar telecentros

Projeto de apoio a telecentros foi apresentado no Consegi 2009. O destaque é a integração de órgãos e empresas públicas em torno da ampliação da inclusão digital no País.

A orientação de Luiz Inácio Lula da Silva de levar a inclusão digital para todo o país, corroborada em sua fala na abertura oficial do Consegi 2009, levou a Assessoria do Gabinete Pessoal do Presidente, através da SLTI do Ministério do Planejamento, a criar o Projeto Nacional de Apoio a Telecentros.

O projeto, apresentado nesta sexta-feira, 28 de agosto, também no Consegi, tem como fundamento ações conjuntas de órgãos de governo para a instalação e manutenção, em larga escala, de telecentros no Brasil. Com isso, pretende-se organizar a oferta e demanda destes espaços, baseando-se em orçamento permanente e como uma política de Estado.

Base da inclusão
“Pensamos a inclusão digital realizada não apenas com acesso gratuito à Internet, mas através da formação de base, com bolsas de incentivo”, declarou Roosevelt Tomé, da secretaria para inclusão social do Ministério de Ciência e Tecnologia, na abertura do painel. O MCT já contribuiu com a implantação de mais de 2 mil telecentros.

A assessora do Gabinete Pessoal do Presidente, Elisa Peixoto, declarou que a meta do projeto é de implantar mais de 3 mil novos telecentros, além da qualificação dos já existentes. Ela anunciou que já está em negociação com as empresas de telefonia o desenvolvimento de rede de banda larga para todos os municípios até 2010.

O projeto
A representante da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI, do Ministério do Planejamento, Cristina Mori apresentou o projeto, que será coordenado em conjunto por órgãos de governo com a intermediação de entidades, públicas ou privadas, sem fins lucrativos.

Para receber os equipamentos e bolsas para monitores, a proposta de telecentro deve, em contrapartida, disponibilizar espaço físico, custeio de energia elétrica e lógica, conservação dos bens e mobiliário, com algumas exceções. Além disso, devem ter como premissa, não cobrar pelo uso, ser aberto à comunidade, montar conselho prórpio e oferecer atividades múltiplas, como cursos e programas de desenvolvimento local, dentre outros.

Mais informações sobre o Projeto Nacional de Apoio a Telecentros podem ser obtidas no sítio www.inclusaodigital.gov.br/telecentros.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 28 de agosto de 2009

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