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Governo da Bahia adota o Expresso
A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia - Prodeb lançou, em setembro deste ano, o Expresso.BA. Elaborada inicialmente pela Companhia de Informática do Paraná - Celepar e desenvolvida em software livre, a ferramenta colaborativa vai proporcionar, até o final de 2008, uma nova solução de comunicação para mais de 60 mil servidores públicos baianos.
O Estado da Bahia tem mais de 170 mil servidores ativos. Entretanto, menos de 10% destes empregados utilizam uma solução colaborativa. Para resolver esse problema, o Expresso.BA surge como uma alternativa capaz de fortalecer a ação do Estado na inclusão digital de seu corpo funcional.
Para atender às necessidades da administração pública, o produto receberá novas funções e contará com ferramentas facilitadoras como o catálogo e a agenda corporativa. Além de possibilitar a inclusão digital dos servidores,o Expresso.BA diminuirá os gastos do Governo da Bahia com a aquisição e manutenção de licenças de soluções proprietárias.
A Prodeb, assim como a Cia de Processamento de Dados do Salvador - Prodasal, é parceira do Serpro, desde a assinatura do convênio de cooperação técnica no dia 20 de setembro. O projeto prevê a realização de seminários, encontros técnicos, estudos e debates de questões relativas à melhoria da prestação de serviços e da relação entre o poder público e o cidadão.
Governo Federal
O Governo Federal também está utilizando o Expresso através do Serpro. Neste, a nova suíte de comunicação foi lançada em 31 de outubro e terá sua implantação concluída até o final de 2007, substituindo o antigo Correio Carteiro.
Para o diretor presidente, Marcos Mazoni, o Correio Expresso é uma nova solução de comunicação e sua implantação é um dos passos estruturadores das mudanças realizadas pela gestão atual. "O Expresso é uma ferramenta poderosa, uma solução livre, robusta e adequada à necessidade do Governo Federal", declarou Mazoni.
A independência de fornecedor, o baixo custo, a utilização de protocolos padrões, a mobilidade dos usuários e a alta escalabilidade estão entre as características do Correio Expresso, que será disponibilizado pelo Serpro também para os seus clientes. Para isso, o Serpro desenvolveu dois ambientes do Expresso, um para a Empresa e outro para os clientes.
Comunicação Social do Serpro, 13 de novembro de 2007