• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Governo desenha projeto para ampliar a inclusão digital no país
Info

Notícias

notícias

General

Governo desenha projeto para ampliar a inclusão digital no país

A audiência pública para construção da proposta do Projeto Nacional de Apoio a Telecentros foi realizada ontem, 19, na sede do Serpro, em Brasília. O evento foi transmitido por videoconferência para 28 cidades brasileiras.

O Projeto é uma ação do governo federal que pretende ajudar na implantação de dois a três mil novos telecentros e fortalecer de cinco a dez mil unidades já existentes no país. A coordenação do Projeto é responsabilidade dos Ministérios das Comunicações, da Ciência e Tecnologia e do Planejamento, sendo esse último o responsável pela coordenação executiva.

A iniciativa visa ampliar a inclusão digital nas comunidades através da instalação de computadores, conexão com a Internet, bolsas de auxílio financeiro a jovens monitores e formação de monitores bolsistas e não-bolsistas para atuar nos telecentros. O objetivo da audiência pública foi fomentar o debate sobre qual a melhor forma de se alcançar esses objetivos.

Inclusão e cidadania
Durante o evento, o diretor do Serpro, Nivaldo Cunha, salientou que os projetos sociais do governo são de suma importância e resgatam a cidadania. "Esta audiência é uma oportunidade para enriquecer o projeto que contribuirá para estruturar as iniciativas isoladas de inclusão digital e traçará o caminho das ações inclusivas no país", ressaltou.

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, disse que a inclusão digital é uma bandeira do Estado brasileiro e que, para realizá-la, é imprescindível a ativa participação da sociedade civil organizada. "Esse projeto é o resgate de uma dívida com a sociedade. Precisamos de parcerias com entidades privadas e públicas para que as ações e boas práticas já em curso no país sejam replicadas", afirmou. Ele acrescentou que a audiência e a consulta pública disponível na Internet são oportunidades importantes para a sociedade se manifestar a respeito.

O coordenador de Inclusão Digital da Presidência da República, Cezar Alvarez, citou que o projeto foi maturado dentro do governo, com a articulação de vários ministérios e órgãos públicos. Para ele, a iniciativa complementa ações já efetivadas como o ProInfo, o Portal do Professor e o projeto Um Computador por Aluno. O Programa Banda Larga nas Escolas, que vai levar Internet de alta velocidade a 100% dos municípios brasileiros até o final de 2010, também foi citado pelo coordenador.

Consulta pública
As contribuições e sugestões para o Projeto Nacional de Apoio a Telecentros devem ser encaminhadas, preferencialmente, por meio do formulário eletrônico disponível no endereço www.governoeletronico.gov.br/consulta-publica, até às 24h do dia 29 de maio de 2009.

Também serão consideradas as manifestações encaminhadas por carta, fax ou correio eletrônico, recebidas até às 17h do dia 29 de maio de 2009.

  • Endereço: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Esplanada dos Ministérios, Bloco C, sala 300, CEP 70046-900 - Brasília - DF
  • Fax: (0xx61) 3322-4410
  • Correio Eletrônico: telecentros@planejamento.gov.br

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 20 de maio de 2009

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico