• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Governo e sociedade civil discutem inclusão digital
Info

Notícias

notícias

General

Governo e sociedade civil discutem inclusão digital

O Serpro participou ativamente da 8ª Oficina de Inclusão Digital, em Belo Horizonte/MG, que resultou na elaboração do documento "Carta de Belo Horizonte", na qual os movimentos sociais apresentam as diretrizes para a construção da política nacional e integradora da inclusão.

Por quatro dias, de 24 a 27 de novembro, empresas das três esferas de governo, representantes da sociedade civil e telecentristas discutiram a prática da inclusão digital, com foco nas novas tecnologias, educação a distância e políticas de incentivo, ampliação e monitoramento de espaços destinados a essa missão.

Realizada desde 2001, a Oficina de Inclusão Digital já percorreu praticamente todo o país e, a cada ano, aumenta o número de instituições e participantes. Nesta edição foram 1.886 inscritos, com 1.200 participantes presenciais e 686 que acompanharam pela internet. O evento contabilizou seis plenárias, 16 oficinas e 13 debates, incluindo-se aí as reuniões das instituições patrocinadoras, como o Serpro, que promoveu encontro de todos os representantes de seu Programa de Inclusão Digital.

Além de promover debates e discussões, a Oficina subsidia a participação de telecentristas. "Todo o país está representado, do Acre ao Rio Grande do Sul. Este ano apoiamos 999 pessoas, sendo 267 com transporte aéreo, hospedagem e alimentação, 367 com hospedagem e alimentação e os demais apenas com alimentação. É uma necessidade que o telecentrista esteja presente nas discussões, relatado sua realidade e influindo sobre todos os aspectos da inclusão digital", explica Silvana Lemos, da assessoria de comunicação do evento.

Opinião compartilhada por Maria Souza, do Rio de Janeiro: "Vim para a Oficina através do telecentro, onde sou monitora. Se não fosse assim, não teria como participar e ficar sabendo de tantas novidades, trocar experiências com as pessoas e saber que, apesar de lugares tão distantes e diferentes, muitas vezes temos os mesmos problemas".

Banda larga nacional
Durante o evento, discutiu-se ainda o projeto de banda larga para todo o Brasil, tido como essencial para o fortalecimento dos telecentros e das suas redes agregadoras. Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI, Rogério Santana, é possível aproveitar a infra-estrutura de fibra ótica instalada pelas distribuidoras de energia elétrica, levando a banda larga para todas as regiões do Brasil, especialmente no interior, onde se concentra o maior número de excluídos digitalmente.

Lixo eletrônico
O quesito sustentabilidade esteve presente na discussão do e-lixo, ou lixo eletrônico, e nas alternativas possíveis para destino final dos aparelhos e hardware que não são mais utilizados. Como a vida útil de um computador é de três anos e de aparelhos celulares de 1 ano e meio, o descarte desses equipamentos preocupa e a solução imediatamente à vista é a reciclagem, buscando novas formas de uso. O Ministério do Planejamento patrocina programas de reciclagem, com os Centros de Recondicionamento de Computadores - CRC, presentes em diversos estados brasileiros. Os espaços recebem equipamentos inservíveis por empresas públicas e privadas e os recondiciona para uso de telecentros.

Mesa de abertura do evento

Estande do Serpro, que apresentou o Sistema de Gestão de Monitoramento
de Telecentros, desenvolvido em parceria com o Casa Brasil

Telecentristas de todo o País estiveram presentes na 8ª Oficina.
Na foto, um momento de descontração entre uma plenária e outra

Acesse o sítio da 8ª Oficina de Inclusão Digital e conheça a Carta de Belo Horizonte.

Comunicação Social do Serpro - Belo Horizonte, 4 de dezembro de 2009

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico