• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Governo Eletrônico Brasileiro apresenta iniciativas em cúpula latino-americana
Info

Notícias

notícias

General

Governo Eletrônico Brasileiro apresenta iniciativas em cúpula latino-americana

O Ministério do Planejamento vai representar o Brasil na 2ª Cúpula Latino-americana de Governo Digital que ocorre nos dia 02 e 03 de junho na cidade de Assunção, capital do Paraguai.

O diretor de Governo Eletrônico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, João Batista Ferri, apresentará na ocasião as iniciativas brasileiras nessa área. Entre elas, o Programa Nacional de Banda Larga, a implementação de Software Público na Administração Pública Brasileira e o Projeto Computadores para Inclusão.

O Programa Nacional de Banda Larga (http://www.planejamento.gov.br/noticia.asp?p=not&cod=6130&cat=264&sec=29) foi criado pelo Decreto 7.175 de 12 de maio de 2010 para massificar o acesso à banda larga no Brasil nas instituições de governo, entidades da sociedade civil e empresas. Assim, pretende promover oportunidades, desconcentrar renda e incorporar os cidadãos hoje excluídos deste serviço. A meta é elevar o número de domicílios com internet do país dos atuais 13,5 milhões para cerca de 35 milhões no ano de 2014.

Outra iniciativa para democratizar o acesso ao conhecimento é o Portal do Software Público Brasileiro onde 36 soluções disponibilizadas atualmente  podem ser utilizadas gratuitamente por qualquer pessoa. Mais de setenta e cinco mil pessoas estão cadastradas neste ambiente, que pode ser acessado pelo endereço www.softwarepublico.gov.br .

O projeto inspirou a implantação do Software Público Internacional lançado no último mês na Venezuela, e do qual participam Chile, Costa Rica, Cuba, Paraguai, Peru e Venezuela.

Já o Projeto Computadores para Inclusão consiste numa rede nacional para recondicionamento de equipamentos de informática descartados por órgãos públicos, empresas e sociedade. Nos Centros de Recondicionamento instalados em regiões periféricas de cinco capitais brasileiras, os jovens aprendem na prática a testar, consertar, limpar, configurar e embalar as máquinas. Os computadores prontos são doados a telecentros, bibliotecas e escolas públicas de todo o país.

O primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores, o CRC-Cesmar, foi inaugurado em junho de 2006 na cidade de Porto Alegre (RS). Em 2007, iniciaram suas atividades os CRCs Gama, em Brasília (DF), e Oxigênio, em Guarulhos (SP). A unidade de Belo Horizonte (MG) entrou em operação em junho de 2008, e a do Recife (PE) em outubro de 2009. Os CRCs do Pará, em Belém, e Bahia, em Lauro de Freitas, encontram-se em processo de implantação.

Cúpula Latino-americana

O objetivo da Cúpula é desenvolver o conhecimento através da difusão de boas práticas de governo eletrônico, principalmente no que diz respeito à relação do estado com o cidadão, transparência da gestão pública e à otimização do processo administrativo para o incremento da eficiência na gestão pública. Visa promover ações de cooperações em áreas comuns de interesse para todos os governo da região sul-americana.

A edição deste ano é a continuidade da primeira Cúpula, realizada em Buenos Aires, Argentina, no final do ano passado. Para o coordenador-executivo de Modernização da Administração Pública do Paraguai, Roberto Fernández Schroeder, este encontro promove melhorias nas ações de cooperações que beneficiam o desenvolvimento de governo eletrônico em toda a América Latina.

Governo Eletrônico, 1 de junho de 2010

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico