• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Governo entrega projeto de inovação à Assembléia
Info

Notícias

notícias

General

Governo entrega projeto de inovação à Assembléia

As instituições científicas e tecnológicas do Rio Grande do Sul poderão promover parcerias e desenvolver projetos de inovação em conjunto com entidades públicas ou privadas dos diversos segmentos produtivos.

Foi entregue na manhã de ontem à Assembleia Legislativa o projeto da Lei de Inovação Tecnológica do Estado, desenvolvido pela Secretaria da Ciência e Tecnologia.

O documento foi elaborado ao longo dos últimos seis meses, e agora aguarda a votação dos deputados. "O projeto foi amplamente debatido e contou com a aprovação de empresários e pesquisadores, além do poder público. Por isso, estou confiante na sua aprovação em até 45 dias", comentou o secretário da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz.

O texto estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica para proporcionar autonomia tecnológica, capacitação, competitividade e desenvolvimento industrial, social e de serviços.

A expectativa é de que a lei facilite o investimento de empresas privadas no setor de tecnologia e pesquisa e estimule as parcerias entre companhias e universidades, além de favorecer o treinamento de recursos humanos. Se aprovado o projeto, o Rio Grande do Sul será o sétimo estado brasileiro a contar com uma lei de inovação própria.

Já há uma legislação nacional, que regulamenta os estados que ainda não contam com uma política específica. "Uma vez que seja criado um marco regulatório bem definido, será favorecido o diálogo com o governo federal para negociar novos investimentos", exemplifica Lorentz.

A reivindicação dos empresários por uma regulamentação do gênero era antiga e ganhou mais fôlego nos últimos dois anos com a fortificação do setor de tecnologia no Estado. "Hoje, o Rio Grande do Sul tem uma classe empresarial voltada para a tecnologia e que necessita de suporte para desenvolver novos projetos", esclarece Márcio Luis Miorelli, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Estado (Assespro). "O projeto de lei é bem abrangente e facilitará os novos aportes em pesquisa", completa.

Miorelli acredita que o projeto a ser votado também irá estimular as parcerias focadas em tecnologia em cidades com bom potencial econômico e base acadêmica no interior do Estado, como Pelotas e Santa Maria. O setor acadêmico também vê com otimismo o projeto de lei. Cleber Prodanov, presidente do Parque Tecnológico do Vale do Sinos (Valetec) e pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Feevale, acredita que este projeto de lei cria um ambiente favorável para investimentos no setor. "Para nós, representa a atração de mais empresas ao parque tecnológico e maior treinamento de estudantes e profissionais", explica Prodanov.

Polo de São Leopoldo promove encontro

O Polo de informática de São Leopoldo promove na próxima terça-feira, no auditório da Unitec-Unisinos, o I Encontro de Integração com os professores das Instituições de Ensino do Estado. O evento tem como objetivo apresentar para os professores das escolas as oportunidades de trabalho proporcionadas pelas diversas áreas de Tecnologia da Informação (TI).

Segundo Siegfried Koelln, presidente da Associação do Polo de Informática de São Leopoldo, a indústria tecnológica sofre de uma carência considerável por profissionais capacitados. O evento inicia-se às 18h e encerra-se às 21h30min. As inscrições são gratuitas e foram prorrogadas até a próxima segunda-feira.

Deputados estaduais devem usar software livre

A Assembleia Legislativa fará estudo sobre as condições da Casa em operar através do sistema de software livre. A solicitação foi encaminhada pelo presidente da instituição, deputado Ivar Pavan (PT), durante reunião com representantes do Fórum Internacional Software Livre e pelo presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni. O grupo visitou o presidente do Parlamento gaúcho ontem com o objetivo de apresentar as vantagens no uso preferencial do sistema, após participar, no Plenarinho, do painel Softwares Livres: Uma Alternativa Viável e Econômica.

O grupo solicitou o apoio da presidência para a retomada do tema, já tratado em 2001, através da discussão do projeto de lei de autoria do deputado Elvino Bohn Gass (PT), presente no encontro. A proposta já apontava a necessidade de ser construído, no Legislativo estadual, um ambiente capaz de diminuir possíveis resistências dos usuários ao novo sistema, o qual possibilitaria modernização, economia e resultado prático de gestão.

O superintendente-administrativo e financeiro, Marcelo Cardona Rocha, lembrou que a Casa já utilizava alguns instrumentos de software livre. No entanto, ratificando a preocupação com a migração de um procedimento para outro, apontou a importância da qualificação dos gestores e técnicos da instituição.

Jornal do Comércio, RS, 19 de março de 2009


Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico