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Guia de Gestão de Processos de Governo é lançado em maio
A necessidade de desenvolvimento de um Guia de Gestão de Processos de Governo, disponível nos sítios da GesPública e do Governo Eletrônico, originou-se da constatação de que as várias iniciativas conduzidas no governo relacionadas à gestão de processos de negócio precisam de integração, o que vem dificultando ou impossibilitando o compartilhamento de resultados nos moldes de cadeias de valor intra e entre instituições. Isto traz dificuldades para a execução com sucesso de iniciativas prioritárias do Ministério do Planejamento, como a simplificação do atendimento ao cidadão e a implementação de soluções de TI mais racionais e integradas, o principal foco do e-GOV, o Governo Eletrônico Brasileiro.
Atualmente existe uma demanda para a integração dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal para alicerçar a desburocratização e que, a partir da “Carta de Serviços ao Cidadão”, estabelece o compromisso do governo com a qualidade dos serviços prestados pelos órgãos ou entidades que culminam com a obrigatoriedade da aplicação de pesquisas periódicas de satisfação junto à sociedade, buscando identificar lacunas e deficiências na prestação do serviço ao cidadão.
No âmbito do tema “Áreas de Integração para Governo Eletrônico”, um dos cinco temas abordados pela e-PING, foi criado um grupo de trabalho composto por pessoas de diferentes órgãos como o próprio MPOG, MF, MCT, MI, ANS, CNEN, DATAPREV, entre outros, com o objetivo de elaborar o Guia de Gestão de Processos de Governo, coordenado pelo Serpro em conjunto com o MPOG, através da Secretaria de Gestão (Seges) que tem, entre suas competências, a função de coordenar as ações do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GesPública, instituído pelo Decreto 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. Dentre os métodos e soluções ofertados pelo Programa GesPública encontra-se a Gestão de Processo.
O Guia de Gestão de Processos de Governo é composto de duas partes. A primeira consiste em um documento de orientação metodológica de suporte à gestão de processos, contemplando um conjunto de conceitos de Gerenciamento de Processos de Negócio a serem utilizados pelos agentes durante as atividades de construção e melhoria de modelos. Além da orientação metodológica à elaboração e evolução dos processos, o Guia tem a função de fornecer um olhar comum a respeito do gerenciamento.
A segunda parte foca na contratação de serviços de modelagem de processos. Tendo em vista que os órgãos que adotam a gestão por processos podem passar por uma fase de contratação de serviços, o guia exemplifica algumas destas boas práticas na forma de um “Processo de Contratação de atividades de Modelagem de Processos”.
Plataforma de Processos
Paralelamente ao Guia de Gestão de Processos de Governo, outros projetos vêm sendo conduzidos com o objetivo de amparar o governo no assunto. Dentre eles, destaca-se a concepção de uma Plataforma de Processos do Governo, a qual favorecerá a visão integrada de processos e dados para apoiar decisões estratégicas, aperfeiçoando os níveis de gestão e controle da Administração Pública. Associando dados a processos (visão de negócio), essa iniciativa será responsável por um conjunto de estratégias, padrões e metodologias e por um ambiente tecnológico que reunirá soluções para suporte às atividades relacionadas a processos.
Atualmente na versão 1.0, a Metodologia de Modelagem de Processos integra a Plataforma de Processos do Governo, tendo por objetivo oferecer suporte conceitual e prático a todos os profissionais envolvidos na elaboração de processos, abordando padrões, modelos de referência, técnicas e conceitos atrelados ao Gerenciamento de Processos.
A Plataforma de Processos de Governo é um projeto que está sendo conduzido pelo Serpro, com participação da Seges e SLTI/MPOG, como disciplinadores dos segmentos dados e processos no âmbito do Governo Federal.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 23 de maio de 2011