• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Hoje é o Dia da Responsabilidade Social
Info

Notícias

notícias

General

Hoje é o Dia da Responsabilidade Social

Serpro aproveita a data para destacar ações socialmente responsáveis já realizadas
Serpro organiza ainda novas ações
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Social do Serpro - Belém — 24 de setembro de 2013

Em 25 de setembro comemora-se o Dia da Responsabilidade Social. No Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), as ações de responsabilidade social englobam uma série de princípios e práticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e a construção de uma sociedade melhor. Atualmente, após uma reformulação em abril de 2012, a Política de Responsabilidade Social da empresa está estruturada em seis pilares: Inclusão Digital, Acessibilidade, Meio ambiente, Educação, Qualidade de Vida e Inclusão Social.

Para Marcos Melo, titular da Coordenação Estratégica de Ações Governamentais (Ceago), essas boas práticas são de extrema importância para a manutenção da atividade da empresa. Ele acredita que elas são uma compensação justa pelo passivo ambiental gerado por uma empresa de tecnologia como o Serpro. “Temos que estar atentos às demandas socioambientais e achar formas de minimizar os impactos da nossa atividade no meio ambiente. O Serpro continuará investindo fortemente em soluções que visem a boa convivência da empresa com o meio ambiente”, afirma.

Responzabilize-se
Lançada no ano passado pelo Serpro, a campanha "Responsabilize-se" foi uma iniciativa que, primeiramente, trazia a proposta de conscientizar os empregados sobre a responsabilidade de todos perante a sustentabilidade do planeta e de mostrar que suas ações interferem direta e indiretamente no meio ambiente. O mote principal da campanha era mostrar que mudanças de atitude e valores são importantes não só no meio corporativo, mas também no dia a dia de cada um.

O foco inicial foi a redução do consumo de copos descartáveis e de papel, além do descarte consciente e adequado de determinados detritos, que se jogados em local inapropriado podem ser altamente nocivos à natureza. Ao longo do ano, o consumo desses insumos foi mensurado e ao fim do período chegou-se à regional vencedora. De acordo com a Ceago, em 2012, a regional socialmente responsável foi estabelecida de acordo com a quantidade de impressões. Segundo esse critério, a Regional Porto Alegre da empresa foi a campeã em economia. No fim do ano será revelada a regional socialmente responsável de 2013, com base, novamente, nos números de impressão.

Até o momento, Porto Alegre continua liderando o ranking da economia em relação ao primeiro semestre do ano passado. De acordo com o responsável pela área de gestão logística do Serpro na capital gaúcha, Gilberto César, esse bom resultado da regional deve-se à massificação do assunto junto aos empregados por meio do corpo gerencial. “O trabalho dos líderes é fundamental. É, na verdade, o esforço conjunto, diário, sem esperar pela campanha, que possibilita tamanha economia”, ressalta.

Mais iniciativas
Em breve será criado no Serpro o Comitê de Responsabilidade Social, um fórum de decisões sobre as ações da empresa. Outra importante ação, foi a adesão da instituição à A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), especialmente às campanhas Outubro Rosa, em referência ao câncer de mama, e ao Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata.

Ainda em novembro, haverá a campanha do Dia D - O Dia do Descarte. Durante dois dias, as regionais da empresa receberão cooperativas de reciclagem de eletroeletrônicos que captarão os materiais doados pelos empregados. O que for arrecadado nesse período será contabilizado e entrará na contagem de consumo de recursos e descarte para as novas regras do desafio que vai eleger a regional socioresponsável, o qual em 2014 passará a ser semestral, com uma premiação especial.

Sobre o eixo Acessibilidade, a Ceago salienta que, com a publicação de uma resolução que trata da acessibilidade física e digital na empresa, o Serpro aperfeiçoa-se para acompanhar as regras de acessibilidade física da ABNT. A coordenação enfatiza que as soluções tecnológicas desenvolvidas também passarão por adequações, oferecendo mais acessibilidade digital.

No campo da Inclusão Digital, a empresa executa a política de governo para inclusão de pessoas por meio da utilização de tecnologias da informação. O principal objetivo do eixo é promover o exercício da cidadania pelo acesso livre a serviços e informações públicas disponíveis na rede mundial de computadores. Hoje, o Serpro contabiliza 477 telecentros doados, sendo 12 no exterior. Esse ano, já são 7 telecentros que junto com os demais já geraram mais de R$ 5 milhões de economia a partir do uso de software livre. Também são atendidos 117 bolsistas em parceria com o programa Telecentros BR.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico