• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Industriários e acadêmicos debatem integração em Salvador
Info

Notícias

notícias

General

Industriários e acadêmicos debatem integração em Salvador

Para a indústria, falta prática aos doutores; para os acadêmicos, há escassez de oportunidades no mercado.

O último dia do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) teve uma manhã movimentada. Durante cerca de duas horas, industriários e professores debateram uma melhor forma de integração entre Universidade, Mercado e entidades governamentais.

O diretor geral do Instituto Recôncavo de Tecnologia, Mário César Freitas, iniciou a discussão apresentando dados da situação brasileira, que, segundo ele, "vive uma ameaça à capacidade produtiva, pois em muitas áreas, o país só produz o que consome". Para ele, é necessário que indústrias e academia aprofundem-se em diálogos, reforçando que a primeira demanda necessidades e a segunda propõe as soluções.

Carlos Augusto Borges, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação do Governo da Bahia, concordou com Mário e acrescentou: "O problema deste modelo de produção que vivemos, no qual a academia parece estar longe da indústria, é que se agrega um baixo valor aos produtos, pois só se utiliza mão-de-obra e nada de conhecimento".

Elias Ramos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, complementou: "A mercadoria só pode ser consumida uma vez, enquanto o conhecimento pode ser 'consumido' por vários usuários. Daí a importância das pesquisas acadêmicas no contexto das atividades industriais".

O outro lado
Embora todos os presentes no debate concordassem que uma maior integração seja necessária e urgente, quais seriam os impedimentos para isto acontecer? Da plateia chegou a seguinte pergunta de um estudante: "À medida que sobe na carreira acadêmica, o aluno tende a diminuir a sua empregabilidade. Por que as empresas não querem contratar doutores?".

Mário César discordou. "Há espaço para doutores no mercado, sim. O problema é que por questões trabalhistas, muitos empregadores preferem realizar o serviço fora do Brasil. Sai muito mais barato contratar um doutor na Califórnia, do que no Brasil, onde o encargo trabalhista, no caso de uma dispensa, é enorme para as empresas", explicou.

Diego Alvarez, que representa a empresa Softwell, também discordou da pergunta da plateia e devolveu a provocação, em tom bem humorado. "Por que os doutores não se especializam também no modus operandi das empresas? O setor privado muitas vezes não costuma investir em pesquisas, pois precisa de resultados mais imediatos", disse.

Mário César encerrou a discussão em torno das demandas de emprego. "O mercado está atrasado nos investimentos em pesquisa, mas também vem alertando há alguns anos que está sem profissionais para atender as demandas imediatistas", afirmou. Para ele, a discussão precisa ir além das universidades, estendendo também para as escolas técnicas. "No Brasil, cerca de 60% dos graduados pertencem à área de humanas. Precisamos incentivar os jovens a ingressarem nas áreas técnicas", completou.

Lei de Inovação Tecnológica
Ainda durante o debate, a Lei de Inovação Tecnológica foi apresentada aos presentes. Datada de 2004 e regulamentada no ano seguinte, a Lei nº10.973 prevê incentivos fiscais a empresas que realizarem pesquisas.

Ela é a primeira lei que trata o relacionamento entre as Universidades e demais instituições de pesquisa com as empresas. Para a maioria dos presentes, ficou claro que a lei precisa ser mais divulgada e incentivada.

VII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (VII SBSI)
O SBSI é um evento para apresentação de trabalhos científicos e discussão de temas relevantes na área, aproximando estudantes, pesquisadores e empresários da comunidade de Sistemas de Informação. Foi criado em 2004 e vem sendo realizado anualmente, sem interrupções, deste então, pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O Serpro patrocinou a edição deste ano do evento, que aconteceu no Hotel Fiesta Bahia, em Salvador, entre os dias 23 e 25 de maio.

Comunicação Social do Serpro - Salvador, 27 de maio de 2011

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico