• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Investimento em SL alavancou inteligência de TI do país
Info

Notícias

notícias

General

Investimento em SL alavancou inteligência de TI do país

A opção estratégica pelo software livre em empresas como o Serpro, Caixa e Banco do Brasil proporcionou o investimento imediato na inteligência de tecnologia da informação brasileira.

Empresas Públicas e outros órgãos de governo como Serpro, Caixa e Banco do Brasil integram um grande grupo para o qual investir e desenvolver software livre já é uma realidade. As experiências destas instituições foram o objeto do debate Casos de Sucesso do SL no Governo Federal, segunda atividade no auditório Santos Dumont, no Consegi 2009.

O vice-presidente de Tecnologia e Logística do Banco do Brasil, José Luiz Salinas, destacou que, além dos 5 mil servidores de agência baseados em plataformas abertas, das mais de 100 mil estações de trabalho com BrOffice implantado e ainda os mais de 2 mil telecentros que promovem a inclusão digital em todo o país, o grande resultado deste investimento está no aprendizado que ela proporciona.

A independência tecnológica proporcionada pela substituição de programas proprietários deverá proporcionar, ainda no BB, uma economia de cerca de R$ 110 milhões. "Isso nos permite investir no relacionamento com os clientes, na eficiência do atendimento", declarou Salinas. Os terminais de auto-atendimento devem, baseados em SL, incorporar com maior rapidez evoluções como reconhecimento de cédulas, pagamento com troco, identificação de assinatura em cheques e outros avanços.

Caixa Econômica
A confirmação de que o SL é uma opção estratégica veio na fala da vice-presidente de tecnologia da Caixa, Clarice Coppetti. As plataformas livres são utilizadas nas mais de 500 milhões de transações de negócios, como crédito, depósitos, financiamentos, saques, pagamento do Bolsa Família e outros. A tecnologia aberta é também a base de sustentação das 10 mil casas lotéricas e ações de responsabilidade social e empresarial.

Coppetti ressaltou que a Caixa, atual responsável pela coordenação do Protocolo de Brasília, que defende a uso do padrão ODF, tem exigido nas licitações de contratação o desenvolvimento de programas abertos e participação dos analistas em comunidades relacionadas à tecnologia adotada.

Integração governo e sociedade
As participações do secretário executivo do Ministério da Fazenda e representante do Ministro Guido Mantega, Nelson Machado, e do diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, corroboraram com o trabalho colaborativo entre órgãos de governo que resultam na melhor prestação de serviços ao cidadão.

Na abertura do debate, Mazoni ressaltou a adoção do SL como uma questão filosófica e não só econômica. “É a articulação entre instituições de governo para trocar códigos e trabalhar cooperadamente. Nós nos preocupamos em formar ecossistemas”, afirmou o presidente do Serpro.

O Secretário Nelson Machado lembrou que a tecnologia deve trazer melhorias para a população. Ele encerrou a atividade afirmando que avanços, como o fim das filas dos segurados da previdência social, têm a evolução da TI por trás, além de outros exemplos como a ampliação da gama de serviços prestados pela Receita Federal ao contribuinte.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 26 de agosto de 2009

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico