General
IRPF 2008: Receita recebe 24,2 milhões de declarações

Os últimos dias, 29 e 30, registraram os maiores índices de recebimento. O recorde desse ano foi registrado no dia 29 de abril, quando 2.696.538 declarações foram entregues. No último dia do prazo, mais 2.580.675 brasileiros enviaram suas informações à Receita. Às 16h de hoje a Empresa registrou o máximo de declarações recebidas por hora: 233.379.
Desde 1964, o Serpro é responsável pelo processamento
dos dados dos contribuintes enviados à Receita Federal do Brasil. André
de Cesero, superintendente da unidade do Serpro que atende à Receita
Federal, afirma que nos últimos anos a Empresa tem aprimorado de forma
expressiva a aplicação do Receitanet, com o objetivo de atender às
exigências da RFB quanto a crítica e qualidade dos dados e resposta em
tempo real para o contribuinte.
O Serpro, para garantir a máxima eficiência do serviço, montou, nas duas últimas semanas, uma Sala de Comando, em Brasília, que monitora a entrega de declarações do IRPF via internet. Para o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, essa integração das áreas de infra-estrutura garante o acompanhamento dos recursos empreendidos para o Imposto de Renda 2008. "O planejamento da Empresa garantiu a tranqüilidade do cliente em relação aos picos e condições de risco da solução tecnológica, além da satisfação com o serviço prestado", acrescentou Mazoni.
A Empresa disponibilizou 2 servidores destinados ao armazenamento do banco de dados, 2 servidores para consultas ao número do recibo de entrega do ano de 2007, 2 servidores para consultas ao IRPF, 14 servidores dedicados ao recebimento de dados do Receitanet e 16 servidores para os downloads dos sistemas na web, totalizando 36 servidores à disposição do Imposto de Renda. Além disso, o Serpro oferece uma estrutura de rede de 4Gb310Mb, que apresentou baixa taxa de uso, em relação à sua capacidade. "Os recursos disponibilizados pelo Serpro atenderam plenamente o nível de exigência do cliente. Em 2008 não foi registrado nenhum problema de infra-estrutura no Serpro", afirma Cesero.
Sala de ComandoA ação proativa do Serpro verifica indicadores de cada área que oferece infra-estrutura ao serviço, como um retrato instantâneo de todo o fluxo desse processo. Os volumes de declarações do IRPF recebidas por segundo, monitores da rede, segurança, plataforma avançada e plataforma mainframe são avaliados em tempo real. O que permite controlar mensagens de erro, sobrecarga de servidores entre outros sinais de desvios no processo de recebimento das informações.
A equipe de empregados - formada pelas áreas de rede, centro de dados, tecnologia, logística, TI, gerência de serviços e atendimento ao cliente - que atua desde o dia 22 de maio na Sala de Comando indica que não ocorreram falhas ou desvios no Receitanet. “A monitoração oferece ao técnico boa margem de segurança e agilidade para atuação antes da indisponibilidade do sistema ou percepção de alguma falha pelo usuário”, acrescentou Fernando Bento, superintendente da gerência de serviços do Serpro.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 30 de abril de 2008