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Lançado Sistema Público de Escrituração Digital - Contábil - Sped Contábil
O Sped-contábil, a exemplo da Nota Fiscal Eletrônica, coloca a
escrituração contábil na era digital. Através desse Sistema, os livros
Diário e Razão em papel serão substituídos pelos assinados
digitalmente.
Em breve a Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB
disponibilizará para download o Programa Validador e Assinador (PVA),
que irá possibilitar a assinatura digital e transmissão do arquivo para
o ambiente Sped. Além disso, os arquivos também serão disponibilizados
para as Juntas Comerciais com as informações necessárias para a sua
autenticação.
A RFB foi representada pelo Coordenador-Geral de Fiscalização,
Marcelo Fisch Menezes. Estiveram, também, presentes ao evento, Maria
Clara Cavalcante Bugarim, presidente do CFC, Valdir Pietrobon ,
Presidente da Fenacon, Edson Lupatini Júnior, Secretário de Comércio e
Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Exterior e Júlio Maito Filho, presidente da Associação Nacional de
Presidentes de Juntas Comerciais.
PROJETO SPED
Instituído pelo Decreto n º 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o projeto
do Sistema Público de Escrituração Digital constitui-se em mais um
avanço na informatização da relação entre fisco e contribuinte.
Essa alternativa reduz custos administrativos, incentivando a
formalidade. Permite ainda, melhora no controle tributário e, por meio
do cruzamento de informações, auxilia no combate à sonegação.
Coordenação de Imprensa da RFB - Brasília, 08 de maio de 2008