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Mapeamento da inclusão digital pode garantir melhor atuação

O Sistemas para Gestão dos Telecentros foi um dos debates que marcaram a programação do último dia da 9ª Oficina para Inclusão Digital. A plenária aconteceu na manhã do dia 24 e reuniu diversas instituições públicas que mantém iniciativas de inclusão digital, como Banco do Brasil, Dataprev, SLTI, CRC Gama, Ministério das Comunicações e Serpro.
Na ocasião, os representantes das organizações apresentaram as ferramentas utilizadas na administração dos telecentros mantidos por suas instituições. Antônio Carlos Miranda, gerente do Departamento de Monitoração e Gestão da Coordenação de Inclusão Digital do Serpro, ressaltou que a principal discussão daquele dia deveria ser a integração das informações referentes aos projetos de inclusão digital. "Nos preocupa que o Governo Federal tenha uma base única de informações e que possa dar esclarecimentos à sociedade brasileira, que possa dizer eu investi X em inclusão digital e X pessoas foram beneficiadas", analisou.

Integração
Diante disso, a proposta do Serpro é a adesão ao Rede Brasil Digital - Sistema Integrado de Apoio a Gestão de Telecentros por todas as iniciativas de inclusão digital espalhadas no país. Antônio explica que as instituições podem continuar o gerenciamento de seus telecentros a partir de suas próprias ferramentas e ainda assim informar os dados principais ao sistema, "o objetivo não é que as soluções já desenvolvidas sejam descontinuadas, mas que os projetos possam estar dispostos a integrar as plataformas de dados, no intuito de fazer um mapeamento verídico da situação da inclusão digital no Brasil", completou.

Considerando a diversidade de distribuições Linux adotadas pelas instituições patrocinadoras de telecentros, o Rede Brasil Digital foi desenvolvido como sistema web, justamente para superar incompatibilidades técnicas e permitir que todos os interessados possam aderir a ferramenta independente do sistema operacional adotado nos espaços de inclusão digital.

Esse Sistema pretende disponibilizar informações estatísticas e em níveis diferenciados para todos os atores do processo de inclusão digital, desde monitores de telecentros até Governo Federal. "É um equívoco as pessoas pensarem que fornecer informação ao seu parceiro é controle. Não é controle, é gestão. Quanto mais dados o parceiro tiver da ponta, melhor ele poderá colaborar com a comunidade", analisou Miranda.

Vanessa Branco, da Conab e participante do projeto colaborativo de desenvolvimento do Rede Brasil Digital, defendeu que o Sistema deve integrar informações referentes aos espaços de inclusão digital de todo o país, no objetivo de apresentar um mapa integrado com informações relevantes sobre os telecentros e comunidade, na expectativa de que essas informações possam auxiliar o Governo a mapear as necessidades locais para a aplicação de políticas públicas de desenvolvimento social.

"Muito mais do que informações sobre os telecentros, precisamos de informações sobre o público atendido pela inclusão digital, pois só assim é possível avaliar o real impacto que os projetos têm no país", argumentou. De acordo com Vanessa, o conhecimento do público atendido no telecentro, tanto para a empresa parceira como para gestores dos espaços, pode potencializar o uso dos telecentros. "Se eu sei que 70% dos usuários daquele centro de inclusão são da melhor idade, eu posso programar atividades direcionadas para os seus interesses, ao invés de realizar programações ao acaso", explicou.

Rede Brasil Digital
O Rede Brasil Digital é uma ferramenta modular que prevê quatro módulos: Cadastro de Usuários, Painel de Acompanhamento, Agente de Inclusão Digital e o Gerenciamento de Equipamentos. O primeiro módulo já está em operação e o desenvolvimento dos outros três em andamento na comunidade. A ferramenta é desenvolvida em PHP com banco de dados PostgreSQL.

Cacic
A Dataprev e SLTI apresentaram o Cacic, software público desenvolvido para fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional, tanto na área de softwares como de hardware, além de informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos.

Ocara
O Banco do Brasil utiliza Ocara, como software de gerenciamento de telecentros desenvolvido em PHP e JavaScript, entre as funcionalidades do sistema destaca-se o cadastramento de cursos e turmas, instrutores, usuários e alunos, e monitores de telecentros. Também permite a matrícula de alunos, criação de listas de espera, registro de freqüência de alunos, notas e emissão de certificados e agendamento de uso de computadores.

Brasília - 25/6/2010

 

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