• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Método ágil já demonstra resultados na empresa
Info

Notícias

notícias

General

Método ágil já demonstra resultados na empresa

Motivação da equipe e ganho de produtividade são pontos que a metodologia começa a apresentar no Serpro
Diretoria planeja implantar o ágil, por etapas, em toda a empresa
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Social do Serpro - Belo Horizonte — 22 de setembro de 2014

Entre os seis projetos-piloto de implantação do método ágil no Serpro, estão o do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), o do Sistema de Acompanhamento Judicial (SAJ) e o da Gestão de Identidade e Controle de Acesso Lógico (GIA). Esses são os três pilotos que já começaram a dar mostras da dimensão da mudança que está ocorrendo no trabalho de desenvolvimento da empresa.

Os primeiros passos da nova metodologia foram caracterizados por reuniões com a presença do product owner, um representante do cliente que participa com conhecimento do negócio, visão do produto e autonomia para a tomada de decisões.

Mais produtividade no Siconv  
Segundo Marcus Vinicius Siqueira, representante do projeto-piloto do Siconv, em Belo Horizonte, a opinião da equipe é de que essa etapa, chamada “pré-game”, mostrou-se essencial ao ciclo de vida de desenvolvimento. “O contato direto com todas as partes envolvidas facilitou o entendimento entre os interessados. Essa integração, realizada de modo presencial, ajuda a resolver problemas de forma antecipada e com menos esforço”, avalia Marcus, que é scrum master (espécie de facilitador da aplicação da metodologia e da interação entre os envolvidos) do projeto.

Marcus Vinicius considera que tanto a equipe quanto o cliente tiveram boa receptividade em relação à nova metodologia e que essa boa adaptação é consequência, em grande parte, do suporte de palestras e treinamentos fornecidos pela empresa. “Os integrantes do time estão mais motivados, devido ao empoderamento recebido, pois todos os interessados têm voz ativa no momento de encontrar a melhor solução para as necessidades do cliente”, destaca. O integrantes do time afirmam que se sentem mais seguros em evoluir o sistema, uma vez que existe a certeza de que os requisitos foram bem discutidos e assimilados, o que, ressaltam eles, evita retrabalho e aumenta a produtividade.

Esse ganho de produtividade pode ser percebido por todos desde o começo dos trabalhos. “Também compartilhada pelo time, a opinião da product owner é que o trabalho realizado em três dias foi mais produtivo que semanas de comunicação a distância”, completa o scrum master do projeto Siconv.

Todos ganham
Na última semana, a equipe do Sistema de Acompanhamento Judicial (SAJ) reuniu-se com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e com o diretor-superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto, que esteve no Andaraí acompanhando de perto as discussões em torno das manutenções evolutivas da ferramenta. “Todos os participantes estavam satisfeitos e animados com a nova metodologia. Não é um resultado positivo só para um lado, todas as partes ganham. A organização, dessa maneira, motiva o engajamento”, explicou o analista da Supde do Rio de Janeiro Leonardo Lepore, scrum master do projeto SAJ.

Fazer parte da mudança
Em São Paulo, um dos membros da equipe de desenvolvimento do GIA, Evandro Rezende, destaca que o sentimento do time é bastante otimista em relação ao projeto-piloto. "A ideia de trabalhar com conceitos ágeis já era um interesse da equipe e o piloto veio em um momento em que procurávamos isso. Nós queríamos participar dessa transformação", relata. O comprometimento da equipe fica ainda mais evidente na afirmação de Antônio Mexas, scrum master do projeto GIA: “Acho interessante podermos participar e ajudar em um processo que, no futuro, será usado por nós mesmos".

A primeira fase
Além dos pilotos do SAJ, GIA e Siconv, o Serpro elegeu os três projetos-piloto a seguir para promover a implantação do ágil na empresa: o projeto do Sistema Persona, desenvolvido em Florianópolis; o do OPJUD, do polo de Belo Horizonte; e do Sisprod, desenvolvido em Curitiba. A implantação do piloto do Sistema Persona começou nesta segunda-feira, 22, e a dos projetos OPJUD e Sisprod serão iniciados na próxima semana.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico