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Metodologia ágil fortalece a confiança do cliente

Tesouro Nacional reuniu-se com desenvolvedores do sistema Persona
Clientes e Serpro planejaram juntos cada passo da criação do sistema
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por Comunicação Social do Serpro - Florianópolis — 03 de outubro de 2014

O princípio da metodologia ágil de priorizar os indivíduos e interações mais que processos e ferramentas marcou os trabalhos de implantação do último dos projetos-piloto iniciados no Serpro. De 29 de setembro a 2 de outubro, desenvolvedores da empresa, representantes da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e um consultor especialista no tema reuniram-se na Regional Florianópolis. Mais do que planejar e compreender os detalhes do Persona, o produto a ser desenvolvido, a equipe de desenvolvimento e o cliente criaram, nos cinco dias de interação, vínculos de confiança.

Para Jorge Audy, professor doutor da PUC de Porto Alegre, na implementação do Ágil deve haver mudanças no modelo mental que cada técnico assume com os demais. “A cada momento, o método scrum, por exemplo, exige um novo tipo de profissional, um novo comportamento com habilidades e atitudes muito mais ligadas ao interpessoal. Busca o entendimento e o consenso, mais do que a execução de tarefas”, explica o especialista.

O analista de desenvolvimento Leandro Deitos confirma a teoria de Audy, e comenta que as pessoas se sentiram mais integradas por conta das reuniões. “Elas se sentiram no domínio do que vai ser feito. Não vão receber somente um pacote de atividades. Cada um sabe como o sistema será dividido e quando será feita cada parte, entendendo a expectativa do cliente”, comentou. Para Leandro, o contato com representantes da STN foi importante para “materializar o cliente em alguém”. Ele acrescentou: “O cliente não é mais simplesmente um nome, um e-mail. Tudo isso traz uma segurança de que é possível fazer melhor aquilo que você conhece”, garante.

Se por um lado, desenvolver um sistema tendo a visão do seu todo e das pessoas envolvidas é gratificante para os desenvolvedores, para o cliente também traz vantagens. Carlos Takeda, líder de projetos do Tesouro, avalia a semana de interação como muito importante, especialmente pelo contato que teve com a equipe que está desenvolvendo a solução. “Essa interação que estamos tendo vai ser levada para todo o projeto. Com certeza não teríamos isso se o projeto não proporcionasse essa fase de planejamento, de inception, de reunir todo mundo. A partir de agora vamos ter mais confiança na equipe que vai trabalhar conosco”, comemora Takeda.

Para Duílio Canedo, também da STN, conhecer o “time” de desenvolvimento de Florianópolis foi importante para aumentar a confiança mútua. “Essa troca de experiências e informações vai eliminar diversas barreiras e dificuldades que a gente teria ao longo do projeto se não houvesse esse encontro”, finaliza.

Primeira fase
O Persona, que será um sistema para gestão de pessoas do Tesouro, é mais uma das soluções de uma iniciativa que envolve, ao todo, seis projetos-piloto para a transformação ágil no Serpro. São também projetos-piloto o Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), o Sistema de Acompanhamento Judicial (SAJ), Gestão de Identidade e Controle de Acesso Lógico (GIA), o Sistema de Isenção de Taxas a Produtos Importados (Sisprod) e o e-Opjud, sistema de acompanhamento de ações judiciais da Receita Federal.

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