General
Metodologia ágil personaliza sistema da PGFN

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) está implantando a metodologia ágil no módulo de processos pendentes do Sistema de Acompanhamento Judicial (SAJ), da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A iniciativa teve início em setembro, no Rio de Janeiro, por meio das primeiras reuniões com a participação do cliente. Pela metodologia, profissionais do Serpro e do cliente discutem juntos as soluções a serem desenvolvidas e seus aprimoramentos, desde as fases iniciais.
O scrum master do projeto, o analista do Serpro, Leonardo Lepore, aponta algumas vantagens de ter o cliente (ou Product Owner - PO, na linguagem ágil) presente desde o início dos trabalhos. "Temos a visão dele nesse contato direto, com a sua participação nas decisões e a visibilidade quase que imediata do que acontece e as consequências da cada mudança implementada", relata. Segundo Lepore, a flexibilidade da metodologia ágil favorece a entrega de um produto muito mais próximo do que foi pedido pelo cliente.
PO no projeto, o procurador da Fazenda Nacional, Daniel Alvarenga, reforça as vantagens do Ágil. “Essa metodologia propõe maior aproximação de todas as pessoas envolvidas na construção das soluções, inclusive da PGFN com a equipe de desenvolvedores, tornando o processo menos burocratizado. Isso permite, inclusive, a validação do produto em tempo de desenvolvimento, corrigindo-se eventuais equívocos antes mesmo da sua disponibilização para testes. Também há maior flexibilidade na repriorização das demandas, proporcionando maior adequação das entregas com as necessidades do órgão”, afirma.
Sistema de Acompanhamento Judicial (SAJ)
O Sistema de Acompanhamento Judicial (SAJ) é composto por um conjunto de módulos que, juntos, constituem um acervo de informações relativas às ações interpostas contra a União na competência da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), ações de execução fiscal propostas pela PGFN e outras ações de interesse das suas unidades. A solução permite o controle e a mensuração das atividades da PGFN em todo o País.
O grupo Ágil está trabalhando no módulo Processos Pendentes, que tem como objetivo cadastrar, acompanhar o andamento dos processos judiciais no âmbito da PGFN, bem como associar registros e manifestações aos processos. As informações inseridas no sistema são compartilhadas com todos os usuários do SAJ. As próximas reuniões do grupo estão previstas para novembro.
Veja tambémMetodologia ágil fortalece a confiança do cliente
Serpro avança com projeto piloto de metodologia ágil
Solução e-Opjud utilizará metodologia ágil
Método ágil é aplicado em sistema do Dnit
Método ágil já demonstra resultados na empresa
Metodologia ágil é feita por pessoas
Serpro avança na adoção do método ágil
Serpro decide adotar método ágil