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Municípios paranaenses são conectados gratuitamente pelo Expresso
A partir do programa de inclusão digital “ Telecentros Paranavegar”, o governo do Paraná e a Companhia de Informática do Paraná – Celepar criaram uma rede de 189 telecentros, em 165 cidades, levando internet gratuitamente pelo estado. Para apoiar o trabalho dos monitores, o Expresso foi disponibilizado como ferramenta de comunicação, mas o caminho da história desses telecentros ultrapassou as expectativas de desenvolvimento local pelo acesso à grande rede, como contou o analista de sistema da Celepar, Nilton Neto, no Encontro Baiano do Expresso Livre.
O fator surpresa para a Celepar, que operacionaliza do projeto Paranavegar e integra o Comitê Gestor do Expresso, foi que muitos monitores dos telecentros tinham proximidade com empregados das prefeituras e câmaras municipais. Esses profissionais, então, tiveram interesse em utilizar a solução de comunicação que reúne E-mail, Agenda, Catálogo de Endereços, Workflow e Mensagens Instantâneas em um único ambiente.
Segundo Nilton Neto, que também atua como coordenador da Comunidade Expresso, a rede do estado do Paraná contava com 135 mil contas de usuários do Expresso, com pacotes diferenciados de preço conforme armazenamento em disco, antes de atender às prefeituras e câmaras das cidades com telecentros do Programa Paranavegar. “Na ocasião, a Celepar trabalhava com um único servidor com todos os serviços instalados para os telecentros e criou um ambiente Expresso Livre independente, utilizando a mesma capilaridade da rede do estado”, contou Neto.
Diante da demanda das administrações públicas locais, a Celepar decidiu expandir a utilização do Expresso para funcionários dos poderes executivos e legislativos locais gratuitamente. “Além de divulgar a ferramenta, a iniciativa da Celepar ofereceu maior integração entre os municípios, com um serviço oferecido sem custo algum. Além dos 135 mil usuários do Expresso em órgãos e instituições públicas do estado, a Celepar passou a atender 2.300 usuários nos municípios, sendo 350 monitores dos telecentros e 1.920 funcionários de câmaras e prefeituras”, detalhou Nilton Neto.
Atualmente, são os monitores dos telecentros que administram as contas nas prefeituras, que podem contar também com o atendimento da Celepar. De acordo com Nilton Neto, a expectativa da Celepar é ampliar o número de telecentros no Paraná, oferecendo aos seus usuários contas do Expresso, futuramente. Para conhecer mais sobre o Programa Telecentro Paranavegar visite a página www.telecentros.pr.gov.br.
Comunicação Social do Serpro - Salvador, 30 de novembro de 2010