• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Sua vida digital passa por aqui
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Serpro - ICT
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Materialidade ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Corregedoria
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Notícias 2015  ›  Arquitetura e-Ping completa dez anos
Info

Notícias

notícias

General

Interoperabilidade

Arquitetura e-Ping completa dez anos

Ela contém o conjunto de padrões, premissas e políticas que regulamentam e evoluem o uso de TIC pelo governo federal
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Social do Serpro - Curitiba — 22 de julho de 2015

Os padrões da e-Ping permitem fornecer serviços melhores e mais baratos para o cidadão, uma vez que favorecem o compartilhamento, reúso e intercâmbio de dados e recursos de TI

A arquitetura e-Ping, sigla de Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico, comemorou dez anos de existência neste mês, no último dia 13. O conjunto de 165 padrões, compartilhado por 70 entes públicos nas esferas federal, estadual e municipal, teve sua primeira versão publicada oficialmente em 2005 - embora as primeiras conversas para seu estabelecimento tenham surgido ainda em 2003 e a minuta da arquitetura, a “versão 0”, no fim de 2004.

 A e-Ping define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. A ideia em si não é de fácil compreensão, mas o cidadão brasileiro é favorecido por sua adoção na hora de, por exemplo, solicitar benefícios ao governo como o Bolsa Família, que exige integração de diferentes dados, entre eles, os relacionados à comprovação de rendimentos, aos registros escolares e ao cartão de vacinação.

Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), Cristiano Heckert, o principal desafio de TIC no âmbito governamental pode ser resumido na palavra orquestração. “Para que possamos ter uma prestação de serviços ao cidadão mais efetiva, precisamos fazer os músicos tocarem juntos”, diz. Nesse contexto, o secretário aponta que as soluções de TIC são como os músicos de uma orquestra, o maestro é a governança e a partitura é a interoperabilidade. “A e-Ping cumpre seu papel nesse cenário ao definir os padrões que são as notas da nossa partitura”, explica.

Marcus Vinícius da Costa, gerente da unidade de interoperabilidade no Serpro e coordenador do GT Áreas de Integração para Governo Eletrônico, da e-Ping, ressalta que o aniversário de dez anos da arquitetura representa um ponto de reflexão e revisão de metas. “O Serpro participa da e-Ping desde a fase de discussão e criação”, comenta, ressaltando que neste período a empresa teve a oportunidade de contribuir com sua experiência no ramo da tecnologia para a inclusão e a evolução dos padrões. “Temos a dimensão tecnológica muito bem resolvida e atualmente implementada no governo, precisamos investir então nas dimensões semântica e organizacional”, acredita ele.

Para o futuro, Costa considera que o foco deve recair na integração dos governos, por meio de debates como as edições do Fórum de Governança, que terá sua segunda edição no próximo dia 12 de agosto. “Nossa expectativa é que o encontro represente um marco, uma evolução, uma nova forma de pensarmos e realizarmos interoperabilidade”, conclui Marcus.

Confira ainda a página, feita pelo Ministério do Planejamento, em comemoração dos dez anos da e-Ping.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Corregedoria
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa
Corregedoria
Corregedoria

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico