General
Centro de Informações
Inteligência de Negócios é chave para a excelência

A necessidade de fornecer mais eficiência na tomada de decisões foi o que motivou o Serpro a considerar a adoção do conceito de Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, em seu mais recente serviço: o Centro de Informações Serpro (CIS). Trata-se não de um serviço em si, mas de um paradigma que permeia os serviços já oferecidos, como por exemplo o Quartzo, também parte do Centro de Informações.
Segundo Maria Elizabete Vaz, da Superintendência de Administração Financeira do Serpro e uma das responsáveis pela gestão da BI no CIS, existem três grandes vertentes dentro deste conceito: Data Warehouse (armazenamento de dados), Data Mining (mineração de dados) e Data Discovery (descoberta de dados). “O Data Warehouse se caracteriza por permitir grande flexibilidade nas consultas, criação de relatórios e de painéis, e integração de grandes volumes de dados”, conta.
Já a chamada Data Discovery é uma tecnologia focada na exploração visual e criação de painéis interativos para validação de hipóteses e para elaboração de cenários, também com grande flexibilidade para manipulação dos dados. “Tanto DW quanto DD se integram a soluções de georreferenciamento para apresentação de dados em mapas”, explica Elizabete, enumerando um uso potencial das vertentes da BI.
O conceito de Data Warehouse é de especial importância para o Serpro, pois é justamente o que é oferecido com mais visibilidade para os clientes a partir do CIS. Elizabete reforça que os dados armazenados na empresa são vitais para os clientes e podem ser acessados por meio do centro. “O serviço Quartzo, ao disponibilizar bases com dados históricos e atualizados, oferece uma grande oportunidade para que se transforme dados brutos em informações preciosas”, diz.
Elizabete finaliza que o conceito de Business Intelligence está presente no escopo do CIS com o Data Warehouse, mas que em breve outros aspectos da filosofia ganharão espaço. “Temos a previsão de oferecer serviços de Data Discovery ainda em 2015”, conclui.