• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Info

Notícias

notícias

General

O Serpro se reorganiza para unificar os processos do governo...

Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro, fez as contas do Serpro em outubro e diz que já investiu R$ 100 milhões para mudar a forma como seus técnicos atendem o governo.

Até o final de 2009, Mazoni investirá mais R$ 200 milhões. Além disso, ele divulgou em outubro um edital para contratar mais 700 pessoas para o Serpro. “A maioria delas é para a área técnica e para a área de desenvolvimento.”

As mudanças na estrutura do Serpro, diz Mazoni, começaram em meados de 2007, quando os técnicos do Ministério da Fazenda e do Ministério do Planejamento conversaram com Mazoni e resolveram unificar as tarefas comuns entre os órgãos do governo, mas realizadas por meio de processos distintos. É o que Mazoni chama de “macroprocessos”. Os técnicos do governo acharam conveniente unificar processos das áreas tributária, financeira e orçamentária. “Nossos principais clientes”, diz Mazoni, “queriam ter uma visão parecida.”

Mazoni passou alguns meses se reunindo com os técnicos do Serpro e lançou um plano de mudanças em julho de 2008: aproximou os técnicos que atendem os clientes do Serpro dos técnicos que produzem software, desenhou um software de desenvolvimento que permitisse reaproveitar código. “Tivemos que repensar nossa infra-estrutura”, diz Mazoni, “e mostrar aos técnicos que eles precisavam trabalhar em rede.” Como os próprios técnicos criaram o software de desenvolvimento, o Serpro só desembolsou o salário dos técnicos.

 ... e seus técnicos ficam 20% mais produtivos.

Até agora, diz Mazoni, os técnicos do Serpro já cumpriram 15% do cronograma definido em julho. Desde então, Mazoni direcionou parte dos R$ 100 milhões para treinar os técnicos do Serpro; eles aprenderam a trabalhar com o novo software de desenvolvimento e a discutir como aproveitar os códigos que desenvolveram em outros projetos. Em novembro, Mazoni começou a rever cargos e salários. “Os técnicos ficaram mais produtivos.” Desde que começaram a usar o novo software e a reaproveitar o código para outros projetos, os técnicos ficaram 20% mais eficientes.

Em novembro, Mazoni voltou a se reunir com os técnicos para planejar como serão os próximos dois anos do Serpro; os técnicos terão a chance de reclamar a respeito de problemas comuns. “Em 2009, queremos desenvolver mais software de acordo com os macroprocessos do governo.” Depois que os órgãos adotarem os macroprocessos, diz Mazoni, o governo gastará menos com a operação e sobrará dinheiro para investir mais em TI.

TI & Governo, edição 274, 11 de novembro de 2008

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico