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Plano de exportação de serviços sai em julho

Setor deve ganhar linhas de financiamento, novas desonerações tributárias e uma balança comercial específica, com metas até 2010.

O governo prepara um conjunto de ações para estimular a exportação de serviços. O setor deve receber linhas de financiamento, novas desonerações tributárias e uma balança comercial específica. As ações estão incluídas no Plano Estratégico de Estímulo às Exportações, que será lançado em meados de julho, com metas a serem atingidas até 2010.

O plano prevê a extensão do Programa de Financiamento das Exportações (Proex), administrado pelo Banco do Brasil. Essa linha de crédito se destina hoje apenas à exportação de bens. O governo discute com as prefeituras a desoneração do Imposto sobre Serviço (ISS). A idéia é seguir a lógica da isenção do ICMS nas exportações.

“Se tiver essa medida, o impacto fiscal para os municípios é muito pequeno porque hoje, na prática, os exportadores de serviços não recolhem nada e, ao mesmo tempo, desperta num grupo empresarial o que hoje não é conhecido - que pode exportar serviço”, disse o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral, ao Estado.

Ele explicou que muitos serviços não são computados como exportação. O Brasil, por exemplo, é o maior exportador de cirurgia plástica. Segundo Barral, muitos estrangeiros compram pacote turístico para o Rio de Janeiro que já inclui a cirurgia. “Se for médico honesto, ele lança a prestação do serviço e paga ISS. Ele está pagando imposto sobre exportação.”

Segundo o secretário, o setor é um dos que mais cresce no País e ainda há muito mercado para conquistar. “Isso envolve desde serviços bancários até tecnologia da informação”, afirmou. Barral destacou que grande parte do balanço de pagamento dos Estados Unidos é sustentada pela exportação de serviços.

O ministério tem consolidado apenas os números do primeiro semestre de 2007, quando o Brasil exportou US$ 10,3 bilhões em serviços e importou US$ 15,4 bilhões. A idéia é criar um sistema ágil como o que existe hoje para a balança comercial de bens (Siscomex).

O plano estratégico ainda prevê capacitação e promoção comercial de serviços. O desafio é derrubar as barreiras regulatórias impostas por alguns países. “Muitos países só permitem que as empresas estrangeiras participem de licitação se tiver acordo de reciprocidade.”

O plano ainda lista uma série de ações, com metas até 2010, para aumentar a competitividade dos exportadores, agregar valor às exportações, aumentar o número exportadores, diversificar o destino das exportações e a ampliar acordos internacionais.

Segundo Barral, aumentar a competitividade das exportações é a solução para recuperar o superávit comercial brasileiro, que este ano caiu 48%. “Não existem soluções mágicas de curto prazo. Temos que continuar nesse esforço de aumento de competitividade, de desoneração e proteção da indústria brasileira e, na medida do possível, de maior competitividade cambial”, afirmou.

Segundo ele, a balança comercial deu uma contribuição fundamental para a estabilidade do balanço de pagamentos do País nos últimos quatro anos. Mas lembra que o bom resultado foi uma conjugação de fatores: esforço do governo e da iniciativa privada para aumentar as exportações, ao lado de uma conjuntura internacional favorável. “Estamos agora num momento de inflação mundial e novo choque do petróleo.”

O Estado de S. Paulo, Renata Veríssimo, 13 de junho de 2008

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