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Receita Federal lança nova página na internet

O site foi reformulado para ter mais interação com os contribuintes

A Receita Federal lançou nesta quinta-feira uma nova página na internet. O objetivo é facilitar o uso do portal que, no modelo anterior, dificultava a interação entre os usuários e a Receita. A última grande modificação visual no site do órgão tinha sido realizada em 2003.

— De alguma maneira, essa página não estava mostrando e aproveitando bem essa potencialidade, que é a internet, porque os serviços na página estavam todos misturados, sem considerar o perfil de quem está buscando aquele serviço — disse a coordenadora-geral de Integração com o Cidadão, Maria Helena Cotta Cardozo.

Segundo Maria Helena, muitas vezes o cidadão desistia de buscar os serviços pela falta de interatividade do site. Agora, ao procurar a página contribuinte encontrará um novo visual com um projeto gráfico considerado leve pelos seus idealizadores.

Logo no início da página, o usuário encontrará opções que o levará a três grandes grupos de serviço: cidadão; empresa; aduana e comércio exterior. Um botão em destaque permitirá o acesso aos serviços mais procurados, que poderão ser alterados conforme a demanda dos internautas.

O novo modelo faz parte da estratégia da Receita de melhorar o serviço de atendimento ao cidadão. Em setembro do ano passado, logo após tomar posse, a secretária Lina Vieira, prometeu a melhoria nos serviços prestados pelo órgão. Desde então, um grupo de trabalho foi criado, com um banco de idéias com sugestões para a melhoria do atendimento.

A Receita Federal foi o primeiro órgão público a ter página própria dentro dos ministérios no início da implantação da internet no Brasil, em meados da década de 90. Inicialmente, os serviços da Receita eram oferecidos diretamente na página do Ministério da Fazenda, mas, com o aumento da demanda, foi necessária a criação de um site específico para o atendimento.

— Em 96, foi uma coisa muito nova para a época. A internet estava começando e existia um órgão público que oferecia interatividade, com serviços em uma página do governo oferecendo o programa (de computador) do Imposto de Renda — lembra Maria Helena, que acompanhou esse processo.

Até então, o cidadão interessado que quisesse ter o programa e instalá-lo no computador era obrigado a se dirigir a uma unidade da Receita com um disquete para obter uma cópia do software. Depois, tinha que entregar o disquete com as informações em uma agência bancária ou dos Correios.

O segundo passo, de acordo com Maria Helena Cotta, foi colocar a relação das restituições no site, descongestionando o atendimento presencial nas unidades da Receita Federal e também por telefone.

— Nós fomos fazendo modificações à medida que o contribuinte ia pedindo. Depois, chegamos ao que o contribuinte queria, que era entregar a declaração pela internet. Foi necessário desenvolver todo um serviço de criptografia (códigos que aumentam a segurança) — disse.

A coordenadora-geral lembra ainda que a modernização do serviço ajudou os contribuintes no Exterior, que passaram a resolver suas questões tributárias por meio da internet.

Entre os destaques recentes dos serviços da Receita Federal está o uso da certificação digital, que serve para identificar os contribuintes por meio de documentos eletrônicos. Informações divulgadas pelo órgão garantem que o usuário possa executar operações, protegidas pelo sigilo fiscal, com segurança a partir do uso dessa tecnologia.

Diário Catarinense, 2 de abril de 2009

 

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