• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Recife inicia evento para desenvolver um mundo livre
Info

Notícias

notícias

General

Recife inicia evento para desenvolver um mundo livre

Como se desenvolve um mundo livre? Para o coordenador de software livre da Regional Recife do Serpro, Paulo Arruda, o passo inicial é a criação de espaços de discussão e proposição capazes de ampliar os horizontes de cada um.

E foi com esse propósito que teve início ontem, 24, o I Fórum de Tecnologia em Software Livre da Regional Recife. Na mesa de abertura, além de Paulo Arruda, o coordenador ACNR da Regional, Tiago Bastos, o coordenador estratégico de software livre, Deivi Kuhn, e o diretor-superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto.

Em seu discurso de abertura, Paulo Arruda relembrou a posição estratégica da Regional Recife no desenvolvimento tecnológico do País, em especial, estudos de conhecimento compartilhado e livre iniciados em 1999. "Foi uma aposta arriscada. Dez anos depois, visualizando esse auditório, as pessoas envolvidas na organização e o apoio da direção da empresa, constato que a aposta foi vitoriosa. A estrada do software livre está firme e já não é apenas uma tecnologia, mas um conceito de vida para as pessoas e as empresas que têm responsabilidade social", afirmou Paulo.

No mesmo tom foi o discurso do coordenador ACNR Recife, Tiago Bastos: "como entusiasta dos padrões abertos e sendo estes uma realidade sem volta, alegra-me constatar o avanço social que a tecnologia do Serpro conquistou. E que o sucesso do software livre seja estendido também ao hardware livre, de forma que os custos de aquisição de componentes para montagem de soluções sejam menores e acessíveis a todos", conjecturou Tiago, desejando ainda aos presentes que aproveitassem o espaço real de discussão proporcionado pelo Fórum.

Encerrando a mesa de abertura, o diretor-superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto, fez questão de frisar a parceria que o Serpro desenvolveu ainda em 1993 com a Empresa de Informática da Prefeitura do Recife - Emprel, uma das parceiras do evento."Naquele tempo, já pensávamos em compartilhar nossas experiências e conhecimentos, poupando esforços intelectuais e recursos financeiros na construção de soluções tecnológicas", lembra.

O evento
O I Fórum de Tecnologia em Software Livre da Regional Recife é uma realização do Comitê de Software Livre da Regional. Patrocinado pelo Serpro, conta com o apoio institucional da Infraero, Fundação Joaquim Nabuco, Dataprev, Agência de Tecnologia da Informação do Governo de Pernambuco, Universidade de Pernambuco e Prefeitura do Recife. Ao todo, 621 pessoas estão inscritas e participam das atividades. Além disso, as palestras proferidas no auditório são transmitidas pela Internet.

O Fórum continua até a próxima quinta-feira, 26. O bloco de palestras da manhã desta quarta-feira, 25, será exclusivo de Inclusão Digital e as palestras das 10h e das 11h contarão com tradução simultânea em Linguagem Brasileira de Sinais - Libras.

Confira a programação no site do evento http://www.softwarelivre.serpro.gov.br/recife.

Comunicação Social do Serpro - Recife, 25 de março de 2009

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico