General
Salvador recebe o II Encontro Ágil

Serpro e convidados reúnem-se nesta quarta-feira, 23, para dialogar sobre metodologias ágeis. O conjunto de processos e técnicas de gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software alcança cada vez mais espaço dentro das áreas de TI de empresas públicas e estatais.
“Vamos trocar experiências com outras instituições que, assim como o Serpro, buscam melhorias em seu processo de desenvolvimento de software por meio da adoção das práticas ágeis”, detalha Luciano Borges, analista do Serpro e um dos organizadores do II Encontro Ágil. O evento contará com a presença de representantes da Petrobras e da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb).
Além do debate entre organizações ligadas ao governo, o encontro traz ainda a proposta de divulgar o tema para outros públicos. É aberto a faculdades convidadas e tem transmissão ao vivo e gratuita, pela internet, para todos os interessados em conhecer os benefícios das práticas ágeis por meio do contato com profissionais que as aplicam em seu dia a dia.
“Desde 2008 sou entusiasta das práticas ágeis e, hoje, eu as utilizo no meu trabalho com mensageria instantânea dentro do projeto do Expresso Livre", compartilha Márcio Albuquerque, referindo-se à suíte de comunicação desenvolvida pelo Serpro e comunidade. “Dentro e fora da empresa, procuro disseminar o conhecimento ágil”, acrescenta o palestrante do evento.
Para acompanhar a programação do II Encontro Ágil, basta acessar o Assiste e conferir as apresentações técnicas, o caso de sucesso e o fórum de debate que serão transmitidos a partir das 13h45, direto do auditório do Serpro na capital baiana.
Maior qualidade e rapidez
As metodologias ágeis têm como objetivo gerenciar projetos e desenvolver softwares com maior qualidade e rapidez. Seus princípios estão relacionados à incorporação de evoluções até o último instante do desenvolvimento bem como uma relação próxima com o cliente, para ouvir suas necessidades e demandas. “Uma das premissas básicas é a comunicação constante entre equipe, gestores e clientes”, resume o desenvolvedor do Serpro Rafael Miranda, também organizador e palestrante do evento.
Para os adeptos, as vantagens das metodologias ágeis são inúmeras. Dentre elas, destacam-se: entregas mais rápidas, foco na produtividade dos times, maior visibilidade do projeto para o cliente e aumento da qualidade nos produtos gerados. Por esses motivos, as técnicas ágeis são amplamente divulgadas e discutidas na comunidade de desenvolvedores.
No Serpro, por exemplo, elas estão presentes no Roteiro Ágil do Processo Serpro de Desenvolvimento de Soluções (PSDS), uma forma alternativa ao processo padrão de desenvolvimento de software da empresa, e na versão 1.2.3 beta do Processo de Desenvolvimento Demoiselle , um processo que emprega o framework Demoiselle e que pode ser utilizado, adaptado e redistribuído livremente pela comunidade externa.
Confira a programação do II Encontro Ágil
13h45 às 14h
Abertura
14h às 14h50
A evolução no uso da Metodologia Ágil e a Cultura de Teste
Alabê Duarte, Sabrina Araújo e Taíse Assis, da Petrobras
14h50 às 15h05
Lightning Talk 1
XMPP: Comunicação em Tempo Real
Márcio Albuquerque, do Serpro
15h05 às 15h20
Lightning Talk 2
JRuby: Linguagem Ruby no JVM, por que não?
Abner Oliveira, do Serpro
15h20 às 15h35
Lightning Talk 3
Versionamento Distribuído: Conhecendo o GIT
Wilson Guimarães, do Serpro
15h35 às 16h
Intervalo
16h às 16h50
Por que projetos tradicionais não funcionam
Rafael Miranda, do Serpro
16h50 às 17h50
Fishbowl - com tópico sorteado na hora
17h50
Encerramento