• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Serpro adota ferramenta livre para apoio à gestão de projetos
Info

Notícias

notícias

General

Serpro adota ferramenta livre para apoio à gestão de projetos

Depois de um longo processo de seleção, envolvendo diversas áreas da empresa, o DotProject é o sistema eleito para o gerenciamento de projetos no Serpro.

O DotProject é uma ferramenta desenvolvida em software livre que apresenta um conjunto de funcionalidades para atender às necessidades de Escritórios de Projetos. Trata-se de uma aplicação web, escrita em PHP e com banco de dados MySQL, que busca unificar as informações importantes do projeto, apresentando uma visão geral das tarefas e responsáveis.

De acordo com a Coordenação Escritório Estratégico de Projetos - Coeep, a ferramenta deve substituir as soluções proprietárias existentes e ser internalizada como nova solução corporativa. "Uma ferramenta de base centralizada permite um planejamento mais eficiente, pois demonstra uma visão única e completa, ao invés de informações dispersas, isso facilita a gestão de pessoas, a visão gerencial e o acompanhamento dos projetos pela Diretoria, porque as informações estão visíveis em tempo real", analisa João Veloso, coordenador estratégico da Coeep.

Processo Seletivo
A equipe de avaliadores, formada pelas coordenações - Cetec, Cesol e Coeep - e superintendências - Supde, Supsc, Supst e Supti - demonstrou integração e engajamento, fatores que tornaram o processo de seleção do DotProject ainda mais completo. Nas 17 ferramentas estudadas na etapa de pré-seleção, avaliou-se requisitos básicos para uma solução de cronograma. Nesse primeiro momento, oito sistemas foram descartados, por não apresentarem as condições mínimas exigidas.

Os sete que permaneceram foram avaliados por especialistas em gerenciamento de projetos. A equipe analisou aderência funcional, tamanho de customização de ferramentas, tempo de customização, teste de performance e arquitetura, para então definir a solução corporativa de CR e EAP mais indicada para uma instituição com alto índice de complexidade, como o Serpro.

Adoção
Os primeiros desafios no início da fase de adoção e internalização da ferramenta são providenciar a resolução do desempenho e garantir os recursos humanos necessários para customização funcional. Por essas razões, o uso do DotProject será, nesta fase inicial, restrito a cerca de 150 usuários, que terão apoio da Central Serpro de Serviços (CSS).

"O projeto de customização DotProject já foi autorizado pelo diretor-superintendente do Serpro e nesse momento a Coeep, Supsc e Supde estão montando a equipe responsável pela evolução da ferramenta. A previsão de concluir a implantação corporativa da nova solução é até o final do primeiro trimestre de 2010", afirma Veloso.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 21 de dezembro de 2009

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico