• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Serpro ajuda a levar a tecnologia a comunidades carentes do sul
Info

Notícias

notícias

General

Serpro ajuda a levar a tecnologia a comunidades carentes do sul

Regional Porto Alegre instala três telecentros em setembro e projeta chegar a 60 até o fim do ano.

Duas unidades foram inauguradas em locais sujeitos à exclusão social: Sarandi, na Grande Porte Alegre, e Jaguarão, na fronteira com o Uruguai. Já a cidade de Estrela, distante 120 km da capital, recebeu um telecentro como prêmio por seu projeto em Tecnologia da Informação.

Nova possibilidade de acesso
Com uma comovente apresentação de música, um grupo de 30 crianças recebeu a equipe do Serpro responsável pela inauguração do telecentro de Sarandi, região metropolitana de Porto Alegre. O centro de inclusão digital foi instalado em uma escola que atende a 80 alunos e é sede de um Ponto de Cultura. “A montagem desse telecentro será muito útil para os jovens, pois até hoje a possibilidade de acessar a internet,  nas redondezas, resumia-se a uma lan house, ainda por cima de funcionamento inconstante”, afirmou Nelsa Nespollo, responsável pela cooperativa mantenedora da Escola de Educação Popular. O telecentro acomodado na instituição conta com dez equipamentos e estará disponível a uma população potencial de cinco mil pessoas, que têm acesso ao local facilmente.

Cidade ganhou telecentro como prêmio pelo projeto em TI

“Levamos em conta aspectos como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) para  determinar o bairro em que será inaugurado um novo telecentro”, afirma  Edison Luis de Vargas Helbert, coordenador do Programa de Inclusão Digital na regional Porto Alegre. Esse critério orientou a inauguração de dois ambientes do telecentro implantado em Jaguarão, cidade de 28 mil habitantes localizada na fronteira com o Uruguai. A inauguração contou com a presença de Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro, que ressaltou os objetivos que a empresa vislumbra ao investir nesse programa.“Não sabemos como serão os ambientes de trabalho do futuro, mas em uma coisa podemos apostar: todos vão utilizar tecnologia de informação. Por isso, temos certeza de que nosso Programa está no caminho correto”, afirmou.

Tecnologia evita êxodo rural
Telecentro em regiao afastada de Porto AlegreO terceiro telecentro gaúcho inaugurado em setembro também atenderá a população mais carente – mas a diferença é que o município de Estrela se caracteriza por privilegiar o acesso à tecnologia em seu projeto administrativo. Nesse caso, o critério para a montagem do centro de inclusão foi a parceria  com o Sindfisco, que englobou o Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do estado do Rio Grande do Sul (Sindaf ). A entidade organiza anualmente o “Prêmio Gestor Público” e convidou o Serpro para prestigiar a categoria “Melhor Projeto em TIC” com o oferecimento de um telecentro.

Estrela ficou em primeiro lugar não só na categoria específica, mas também na premiação geral, da qual participaram 160 projetos, com o trabalho “Estrela Digital”.

“Já conseguimos fazer com que 400 das 1200 propriedades rurais tenham acesso à banda larga”, explica o prefeito Celso Brönstrup. “Isso é importante para que os jovens tenham oportunidade de se conectar com o mundo a partir do ambiente rural, evitando o êxodo em busca de desenvolvimento”, afirma o prefeito.

Em Estrela, cerca de 60% da população tem acesso à internet sem fio. “Com esse novo telecentro, que se junta a outros dois que já temos na cidade, estamos mais perto de oferecer o acesso ao mundo digital para toda a nossa população”, completa  Brönstrup.

Comunicação Social do Serpro - Porto Alegre, 24 de setembro de 2010

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico