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Serpro ajuda a levar a tecnologia a comunidades carentes do sul
Duas unidades foram inauguradas em locais sujeitos à exclusão social: Sarandi, na Grande Porte Alegre, e Jaguarão, na fronteira com o Uruguai. Já a cidade de Estrela, distante 120 km da capital, recebeu um telecentro como prêmio por seu projeto em Tecnologia da Informação.
Nova possibilidade de acesso
Com uma comovente apresentação de música, um grupo de 30 crianças recebeu a equipe do Serpro responsável pela inauguração do telecentro de Sarandi, região metropolitana de Porto Alegre. O centro de inclusão digital foi instalado em uma escola que atende a 80 alunos e é sede de um Ponto de Cultura. “A montagem desse telecentro será muito útil para os jovens, pois até hoje a possibilidade de acessar a internet, nas redondezas, resumia-se a uma lan house, ainda por cima de funcionamento inconstante”, afirmou Nelsa Nespollo, responsável pela cooperativa mantenedora da Escola de Educação Popular. O telecentro acomodado na instituição conta com dez equipamentos e estará disponível a uma população potencial de cinco mil pessoas, que têm acesso ao local facilmente.
“Levamos em conta aspectos como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) para determinar o bairro em que será inaugurado um novo telecentro”, afirma Edison Luis de Vargas Helbert, coordenador do Programa de Inclusão Digital na regional Porto Alegre. Esse critério orientou a inauguração de dois ambientes do telecentro implantado em Jaguarão, cidade de 28 mil habitantes localizada na fronteira com o Uruguai. A inauguração contou com a presença de Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro, que ressaltou os objetivos que a empresa vislumbra ao investir nesse programa.“Não sabemos como serão os ambientes de trabalho do futuro, mas em uma coisa podemos apostar: todos vão utilizar tecnologia de informação. Por isso, temos certeza de que nosso Programa está no caminho correto”, afirmou.
Tecnologia evita êxodo rural
O terceiro telecentro gaúcho inaugurado em setembro também atenderá a população mais carente – mas a diferença é que o município de Estrela se caracteriza por privilegiar o acesso à tecnologia em seu projeto administrativo. Nesse caso, o critério para a montagem do centro de inclusão foi a parceria com o Sindfisco, que englobou o Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do estado do Rio Grande do Sul (Sindaf ). A entidade organiza anualmente o “Prêmio Gestor Público” e convidou o Serpro para prestigiar a categoria “Melhor Projeto em TIC” com o oferecimento de um telecentro.
Estrela ficou em primeiro lugar não só na categoria específica, mas também na premiação geral, da qual participaram 160 projetos, com o trabalho “Estrela Digital”.
“Já conseguimos fazer com que 400 das 1200 propriedades rurais tenham acesso à banda larga”, explica o prefeito Celso Brönstrup. “Isso é importante para que os jovens tenham oportunidade de se conectar com o mundo a partir do ambiente rural, evitando o êxodo em busca de desenvolvimento”, afirma o prefeito.
Em Estrela, cerca de 60% da população tem acesso à internet sem fio. “Com esse novo telecentro, que se junta a outros dois que já temos na cidade, estamos mais perto de oferecer o acesso ao mundo digital para toda a nossa população”, completa Brönstrup.
Comunicação Social do Serpro - Porto Alegre, 24 de setembro de 2010