General
MOBILIDADE E SEGURANÇA
Serpro ativa rede sem fio em todas as regionais

Usuário deve se proteger de ameaças virtuais ao utilizar rede sem fio aberta
O Serpro chega à fase final da implantação da solução de rede sem fio em todas as Regionais, já sendo possível o acesso tanto para empregados quanto para visitantes. Para o diretor de Operações, Wilton Mota, o investimento foi necessário e dá-se num momento em que o Serpro amplia a qualidade de seu atendimento tanto para o corpo funcional quanto para seus clientes e visitantes.
“A rede sem fio possibilitará o uso livre da Internet e está estruturada de tal forma que não há possibilidade de impacto às redes estruturantes e sistemas da empresa. Com isso, propiciamos mobilidade e acesso às redes sociais, atendendo a uma demanda da sociedade e uso de muitas aplicações mobile que nós desenvolvemos” afirmou o diretor.
Redes implantadas
Segundo o analista Régison Martins, da Gestão Técnica de Serviços da Superintendência de Operações, são quatro redes disponibilizadas, cada uma com sua especificidade e segmentada de acordo com o tipo de usuário.
Foram implantadas duas redes sem fio corporativas (Serpro-RSFS e Serpro-RSFD), que estão ocultas, exclusivas para empregados e utilizando equipamentos corporativos, sendo a primeira para uso geral e a outra dedicada às áreas de desenvolvimento. E mais duas redes abertas, identificadas como "Serpro-Empregados" e "Serpro-Visitantes", que podem ser utilizadas por empregados, terceirizados, visitantes e clientes, com seus próprios equipamentos.
"O diferencial é que essas duas redes abertas são exclusivas para uso da internet, ou seja, não permitem acessar a rede corporativa nem os sistemas da Intranet” explica Régison, lembrando que as redes estão operando ainda em carater experimental.
Apesar de serem redes abertas e de livre acesso, há bloqueio para URL (Localizador-Padrão de Recursos) que direcionem para pornografia, atividade criminal, jogos, armas, drogas e plágio. A rede sem fio "Serpro-Visitantes" também só está disponível no horário das 7h às 19h.
"Nessas redes abertas, tanto a de empregados quanto a de visitantes, não haverá nenhuma ferramenta de proteção criptográfica ou monitoramento, então é importante que o usuário saiba se proteger de ameaças cibernéticas”, alerta a supervisora Carla Santos, da Coordenação Geral de Gestão Segurança da Informação (Cogsi).
Como acessar a rede
O processo de autenticação às redes sem fio corporativas (Serpro-RSFS e Serpro-RSFD) utiliza credenciais de usuário/senha, autorização de perfil e endereço MAC do dispositivo, baseado em consulta ao Diretório Livre do Serpro.
Já o processo de autenticação da rede sem fio "Serpro-Empregados" utiliza apenas credenciais de usuário/senha também do mesmo Diretório Livre.
A autenticação da rede sem fio para terceirizados, clientes e visitantes (rede Serpro-Visitantes) é liberada mediante cadastro do usuário, quando do seu acesso às instalações da empresa, momento em que é fornecida uma chave de acesso com tempo de validade pré-definido.
Sobre o assunto, veja também a entrevista do diretor Wilton Mota.