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Serpro disponibiliza Sistema Ouvidoria

A solução agora está disponível no portal do software público e é de livre acesso a qualquer interessado.

O diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, oficializou, hoje, a disponibilização da solução tecnológica utilizada pela ouvidoria da empresa no Portal do Software Público Brasileiro. A cerimônia contou com a presença do Ouvidor-Geral da União, José Eduardo Romão, e de  Jorge de Souza Alves, Secretário-Adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI  do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Criado em software livre pelo Serpro, o Sistema Ouvidoria agora pode ser  baixado e usado gratuitamente por qualquer pessoa e instituição, pública ou privada.

Espelho
Para Jorge Alves, a ouvidoria é, na verdade, “a consultoria mais econômica que existe”. Segundo o secretário-adjunto, as sugestões e críticas do cidadão  acabam sendo um espelho dos desejos  e necessidades da sociedade. Essas manifestações acabam por contribuir para um direcionamento seguro das políticas de modernização do Estado. Para ele, as ouvidorias ajudam, então, a construir um ambiente político em que “o cidadão passa a ter voz e vez”.

Doação e compartilhamento
Já o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni,  afirmou que o trabalho de qualificação da gestão pública faz parte da própria natureza do Serpro. “E essa qualificação só pode ser alcançada com o compartilhamento e difusão dos conhecimentos”, avaliou Mazoni.  Quanto à disponibilização gratuita dos sistemas construídos pelo Serpro, ele considerou que “o primeiro movimento pode ser de doação mas, logo após, já começam a surgir os benefícios”. Mazoni citou o exemplo do framework Demoiselle, que hoje recebe uma grande variedade de códigos qualificadores. Muitos compartilhados, inclusive, pela iniciativa privada.

Democracia
O ouvidor-geral da União, José Eduardo Romão, destacou dois grandes efeitos da disponibilização do Sistema Ouvidoria. O primeiro é que a ferramenta contribui para integração das ouvidorias federais, “um objetivo necessário para fornecer soluções adequadas para o cidadão”. O segundo  efeito seria o atendimento a uma demanda criada pela edição da chamada Lei de Acesso à Informação. Sancionada há pouco mais de duas semanas, a norma prevê que o poder público tem o prazo de 20 dias úteis para atender a pedidos de informação formulados por qualquer interessado. Para Romão, “no Brasil, muitos órgãos e entidades ainda não dispõem de uma estrutura para o atendimento exigido pela nova lei. O sistema Ouvidoria poderá ser utilizado para esse fim”. O ouvidor-geral considera que, na cerimônia de disponibilização, “foi celebrada uma etapa decisiva da consolidação da democracia no Brasil”.    

Prática
A ouvidora do Serpro Vera Moraes e o analista Marlony Gabriel finalizaram a cerimônia com a apresentação do Sistema ao público. A solução permite, por exemplo, que se anexe um arquivo à reclamação do empregado, o que pode servir para documentar o problema relatado. O sistema é intuitivo e customizável, podendo ser utilizado, inclusive, para ouvidorias temporárias, como as criadas durante o período de eleições.

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