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Serpro disponibiliza Sistema Ouvidoria
O diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, oficializou, hoje, a disponibilização da solução tecnológica utilizada pela ouvidoria da empresa no Portal do Software Público Brasileiro.
A cerimônia contou com a presença do Ouvidor-Geral da União, José
Eduardo Romão, e de Jorge de Souza Alves, Secretário-Adjunto da
Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI do
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Criado em software
livre pelo Serpro, o Sistema Ouvidoria agora pode ser baixado e usado
gratuitamente por qualquer pessoa e instituição, pública ou privada.
Espelho
Para
Jorge Alves, a ouvidoria é, na verdade, “a consultoria mais econômica
que existe”. Segundo o secretário-adjunto, as sugestões e críticas do
cidadão acabam sendo um espelho dos desejos e necessidades da
sociedade. Essas manifestações acabam por contribuir para um
direcionamento seguro das políticas de modernização do Estado. Para ele,
as ouvidorias ajudam, então, a construir um ambiente político em que
“o cidadão passa a ter voz e vez”.
Doação e compartilhamento
Já o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, afirmou que o
trabalho de qualificação da gestão pública faz parte da própria natureza
do Serpro. “E essa qualificação só pode ser alcançada com o
compartilhamento e difusão dos conhecimentos”, avaliou Mazoni. Quanto à
disponibilização gratuita dos sistemas construídos pelo Serpro, ele
considerou que “o primeiro movimento pode ser de doação mas, logo após,
já começam a surgir os benefícios”. Mazoni citou o exemplo do framework
Demoiselle, que hoje recebe uma grande variedade de códigos
qualificadores. Muitos compartilhados, inclusive, pela iniciativa
privada.
Democracia
O
ouvidor-geral da União, José Eduardo Romão, destacou dois grandes
efeitos da disponibilização do Sistema Ouvidoria. O primeiro é que a
ferramenta contribui para integração das ouvidorias federais, “um
objetivo necessário para fornecer soluções adequadas para o cidadão”. O
segundo efeito seria o atendimento a uma demanda criada pela edição da
chamada Lei de Acesso à Informação. Sancionada há pouco mais de duas
semanas, a norma prevê que o poder público tem o prazo de 20 dias úteis
para atender a pedidos de informação formulados por qualquer
interessado. Para Romão, “no Brasil, muitos órgãos e entidades ainda não
dispõem de uma estrutura para o atendimento exigido pela nova lei. O
sistema Ouvidoria poderá ser utilizado para esse fim”. O ouvidor-geral
considera que, na cerimônia de disponibilização, “foi celebrada uma
etapa decisiva da consolidação da democracia no Brasil”.
Prática
A ouvidora do Serpro Vera Moraes e o analista Marlony Gabriel
finalizaram a cerimônia com a apresentação do Sistema ao público. A
solução permite, por exemplo, que se anexe um arquivo à reclamação do
empregado, o que pode servir para documentar o problema relatado. O
sistema é intuitivo e customizável, podendo ser utilizado, inclusive,
para ouvidorias temporárias, como as criadas durante o período de
eleições.