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Serpro e STN automatizam Folha de Pagamento do Funcionalismo Público

O Serpro comandou a implantação do Documento Folha de Pagamento, que garante maior controle na integração orçamentária e financeira da União. Com a novidade, o Processo de Folha de Pagamento do Funcionalismo Público, um dos maiores de disponibilização monetária do país, foi automatizado.

Para o coordenador-geral de contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, Paulo Henrique Feijó, a utilização do documento já demonstra resultados positivos e práticos na transparência dos registros contábeis federais e facilita a disponibilização da informação de gastos com pessoal de forma segregada. “O uso de contas contábeis separadas e contas correntes próprias simplifica a extração de dados financeiros e orçamentários relativos a pessoal e proporciona um novo cenário para melhoria da apuração das informações que integram o resultado do Tesouro Nacional", completa o coordenador.

Documento Folha
Na sistemática anterior, para a execução da Folha de Pagamento, era necessário gerar vários documentos no Sistema Integrado de Administração Financeira - Siafi, onerando as consultas e recuperações dos dados relativos a execuções anteriores. O novo Documento Folha permite que todos os registros fiquem contabilizados e vinculados a um único documento, através da função Resumo da Folha. “A automatização e parametrização do Documento simplifica a gestão do usuário e reforça a transparência dos processos, porque garante a consistência do documento gerado, diminui os custos de procedimentos e inibe fraudes, o que torna o orçamento público mais confiável”, afirma Lucimar da Silva, líder do projeto no Serpro.

"Outra vantagem evidente são as rotinas contábeis que foram associadas aos registros, pois já englobam no seu escopo as boas práticas contábeis que nos levam à correta evidenciação dos balanços da União, isto é, com um enfoque totalmente patrimonial", analisa Feijó.

Uma das inovações no Siafi é a integração de dois sistemas, o de Entrada de Dados e Contas a Pagar e Receber. A junção dessas fronteiras, desenvolvendo uma nova concepção do uso de documento no Siafi, foi elaborada para simplificar a utilização das funcionalidades e possibilitar melhor utilização do sistema. "A próxima etapa, que é a unificação das bases Siafi e Siape, tornará o processo de registro, apropriação, liquidação, pagamento e recolhimento de tributos mais confiável e eficiente, já que as informações serão trocadas diretamente entre os sistemas, sem intervenção do usuário que digita o documento conhecido como ficha financeira de pessoal", explica a líder do projeto.

Desenvolvimento
Devido à complexidade da solução aplicada para o projeto, foram desenvolvidos em torno de 1.300 objetos naturais durante os dois anos e meio de execução do projeto. E já no primeiro mês de implantação foram elaborados mais de 4.500 Documentos Folha, por mais de 2.000 Unidades Gestoras, movimentando pelo Siafi em torno de 1 bilhão de reais.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 25 de março de 2008

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