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Serpro esclarece à imprensa
1 - Em hipótese nenhuma, o Serpro chamaria para si a responsabilidade de lançar uma nova solução, produto ou sistemática de trabalho cuja responsabilidade cabe aos seus clientes. Isto é verdade também para o imposto de renda pessoa física, cuja responsabilidade é integralmente da Secretaria da Receita Federal do Brasil.
2 - Na entrevista concedida à imprensa, o presidente do Serpro abordou as evoluções tecnológicas que ocorrem em outros países para o imposto de renda pessoa física, comparando-as com a realidade brasileira. Ele citou o modelo chileno como experiência de uma nova forma de relacionamento entre o fisco e o contribuinte, na qual o Brasil poderia se espelhar para melhorar as soluções que já implantou. Questionado sobre o tempo que seria necessário para desenvolver uma solução naqueles moldes, estimou o tempo de dois anos, levando em consideração os requisitos que poderiam ser estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil em um caso como este.
3 - O Serpro é uma empresa pública que presta serviços de tecnologia da informação e comunicações para vários órgãos governamentais. A tecnologia é um segmento dinâmico, dos que evolui com maior rapidez. Por este motivo, é dever de ofício da Empresa estar atualizada e ser conhecedora das novas tecnologias, tanto no país quanto no exterior, o que lhe permite antecipar-se e acompanhar as novas expectativas de soluções estabelecidas por seus clientes.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 12 de agosto de 2008