• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Serpro firma acordos de cooperação internacional
Info

Notícias

notícias

General

Serpro firma acordos de cooperação internacional

Acordos preveem a troca de experiências e de ferramentas em software livre com órgãos governamentais de Venezuela, Cuba e Coreia do Sul do Sul, países que enviaram representantes ao Consegi para buscar novas soluções abertas.

Na última sexta-feira, 28, o Consegi promoveu o debate "Software Livre Internacional", com a participação de delegações da Coreia do Sul, de Cuba e da Venezuela, que apresentaram suas experiências na plataforma aberta. Além das delegações, Céline Serrano, do Instituto Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Informação e Automação da França - Inria e Arno Webb, do governo da África do Sul, também participaram do debate. Na ocasião, o Serpro apresentou a política brasileira de software livre.

Rumo à liberdade
Primeira a falar, Céline declarou que o governo da França está empenhado em utilizar o software livre, tanto que promoverá, agora em setembro, um congresso em Paris nos mesmos moldes do FISL (Fórum Internacional de Software Livre).

Na sequência, o diretor do Electronic Telecommunications Research Institute (ETRI), da Coreia do Sul, Han Namgoong declarou: "O governo coreano recomendou a utilização de software livre nos órgãos públicos do país e isso já vem acontecendo. Apenas em alguns ainda não estamos utilizando, por causa de problemas técnicos cujas soluções viemos buscar".

"Desde 2002, temos entusiastas e estudiosos de SL. Entretanto, nenhuma ação foi tomada, ficamos apenas no campo das ideias. Agora, em 2009, estamos buscando estabilidade e maturidade neste assunto", disse Webb sobre a situação da África do Sul.

O diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, representou o Brasil e apresentou os avanços que os órgãos públicos vêm conseguindo: "Nosso país tem trabalhado com cooperação. A troca de experiências permite que a gente avance mais rápido. O Expresso, por exemplo, é uma experiência da prefeitura de Munique (Alemanha), que a Celepar buscou e que, com o alcance do Serpro, está atingindo várias esferas de governo, até a Presidência da República. Além disso, temos outras soluções de sucesso como o e-Car e o Demoiselle".

Acordos internacionais
Após o debate, Mazoni se reuniu com o vice-presidente do Electronic Telecommunications Research Institute (ETRI) da Coreia do Sul, Kim Myung-Joon, para assinatura de um termo de cooperação entre o Serpro e o governo sul-coreano. "É um prazer vir ao Brasil, depois de duas jornadas de 20 horas de voo, mas sabendo que estamos firmando um acordo que eu tenho certeza de que não será apenas de promessas", comentou Kim. De acordo com Mazoni, o governo coreano veio conhecer o Demoiselle com o objetivo de padronizar todas as contratações de seu governo.

Em seguida, Mazoni se reuniu com o diretor geral da equipe de informatização de Cuba, Roberto del Puerto Alonso, para assinatura do mesmo acordo firmado com a Coreia do Sul. "Todos os meus empregados falam de software livre e me cobram o motivo de não utilizarmos. São militantes, entusiastas, e estão muito animados com a chegada do SL em Cuba", destacou Roberto, após a assinatura do documento.

Na manhã do mesmo dia, Brasil e Venezuela firmaram acordo semelhante.

A cooperação técnica entre os países foi promovida pela Coordenadora Estratégica de Relações Institucionais e Cooperação do Serpro, Ana Amorim, e pelo embaixador Hadil da Rocha Vianna, diretor para Assuntos Científicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, que declarou: "Estou satisfeito com a assinatura destes acordos que, sem dúvida, levarão a atitudes concretas que promoverão avanços significativos nestes países".

Consegi
A segunda edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, evento estratégico no estímulo ao debate de temas da política e gestão de tecnologias em software livre, foi realizado entre os dias 26 e 28 de agosto, em Brasília. Acesse o sítio www.consegi.gov.br e conheça todos os detalhes do evento.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 31 de agosto de 2009

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico