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APERFEIÇOAMENTO
Serpro implementa ferramenta de monitoração de telecentros

Solução armazena os dados registrados e oferece relatórios customizados
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), através de seu programa de Inclusão Digital (PSID), implementou uma nova solução de gestão dos ambientes de telecentros doados pela empresa para entidades públicas e instituições da Sociedade Civil.
"O objetivo da ação é implementar um tipo de monitoramento que permita à empresa agir de forma mais proativa na gestão dos espaços, possibilitando melhorias nos serviços prestados e no aprimoramento do programa", afirma o coordenador do PSID, Antonio Carlos Miranda. "Nossos representantes regionais precisavam de uma ferramenta que possibilitasse a gestão remota desses locais", explica.
Solução livre
O projeto, desenvolvido pela área de Operações, em São Paulo, parte da customização do Zabbix, uma ferramenta baseada em software livre e já utilizada pela empresa para o monitoramento de redes, servidores e serviços do Serpro. A comunicação entre os telecentros e o servidor do Serpro é realizada pela internet por meio de conexões seguras, criptografadas.
Com a instalação do pacote no telecentro, a ferramenta realiza automaticamente o cadastramento de todas as estações do local. A partir disso, o Zabbix envia e armazena no servidor do Serpro todos os dados registrados nos coletores, oferecendo a visão de relatórios customizados. Segundo a equipe de Gestão Técnica de Gerenciamento de Rede, de agosto desse ano até agora, 42 telecentros já estão sendo monitorados pelo Serpro.
Administração
Um outro benefício oferecido pela ferramenta é permitir ao gestor obter dados estatísticos sobre disponibilidade de máquinas (ativas e inativas), uso (tempo em atividade) e suas performances (uso de disco, CPU, memória). "A facilidade de acesso e visualização dos dados gerados, além de tornar a administração dos ambientes mais ágil, subsidia a geração de indicadores de funcionamento do telecentro", destaca Antonio Carlos.
O coordenador do PSID classifica o momento como de estudo e adequação de processos, fase necessária para tornar o uso da ferramenta efetivo e cotidiano pelos representantes regionais. "Do que esperamos, o resultado tem sido satisfatório. A expectativa dessa primeira fase de implementação é ter a ferramenta instalada em 140 telecentros até o fim do ano", conclui.