• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Serpro implementa ferramenta de monitoração de telecentros
Info

Notícias

notícias

General

APERFEIÇOAMENTO

Serpro implementa ferramenta de monitoração de telecentros

Solução busca melhorias na gestão remota dos ambientes doados à comunidade
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Social do Serpro - São Paulo — 22 de janeiro de 2015

Solução armazena os dados registrados e oferece relatórios customizados

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), através de seu programa de Inclusão Digital (PSID), implementou uma nova solução de gestão dos ambientes de telecentros doados pela empresa para entidades públicas e instituições da Sociedade Civil.

"O objetivo da ação é implementar um tipo de monitoramento que permita à empresa agir de forma mais proativa na gestão dos espaços, possibilitando melhorias nos serviços prestados e no aprimoramento do programa", afirma o coordenador do PSID, Antonio Carlos Miranda. "Nossos representantes regionais precisavam de uma ferramenta que possibilitasse a gestão remota desses locais", explica.

Solução livre
O projeto, desenvolvido pela área de Operações, em São Paulo, parte da customização do Zabbix, uma ferramenta baseada em software livre e já utilizada pela empresa para o monitoramento de redes, servidores e serviços do Serpro. A comunicação entre os telecentros e o servidor do Serpro é realizada pela internet por meio de conexões seguras, criptografadas.

Com a instalação do pacote no telecentro, a ferramenta realiza automaticamente o cadastramento de todas as estações do local. A partir disso, o Zabbix envia e armazena no servidor do Serpro todos os dados registrados nos coletores, oferecendo a visão de relatórios customizados. Segundo a equipe de Gestão Técnica de Gerenciamento de Rede, de agosto desse ano até agora, 42 telecentros já estão sendo monitorados pelo Serpro.

Administração
Um outro benefício oferecido pela ferramenta é permitir ao gestor obter dados estatísticos sobre disponibilidade de máquinas (ativas e inativas), uso (tempo em atividade) e suas performances (uso de disco, CPU, memória). "A facilidade de acesso e visualização dos dados gerados, além de tornar a administração dos ambientes mais ágil, subsidia a geração de indicadores de funcionamento do telecentro", destaca Antonio Carlos.

O coordenador do PSID classifica o momento como de estudo e adequação de processos, fase necessária para tornar o uso da ferramenta efetivo e cotidiano pelos representantes regionais. "Do que esperamos, o resultado tem sido satisfatório. A expectativa dessa primeira fase de implementação é ter a ferramenta instalada em 140 telecentros até o fim do ano", conclui.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico