• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Serpro implementa gestão de serviços de TI
Info

Notícias

notícias

General

Serpro implementa gestão de serviços de TI

O Serpro adotou o conceito de Business Active Monitory (BAM) para gerenciar os serviços de TI oferecidos à Secretaria do Tesouro Nacional dentro de casa.

O projeto levou dois anos para concepção e, neste mês, foi finalizada a implementação da ferramenta HP Open View. A idéia é estender o projeto para demais áreas do Ministério da Fazenda com objetivo não só de minimizar os riscos da gestão de TI como aumentar o controle dos serviços fornecidos pelo Serpro ao Ministério.

“A idéia do MAM (Monitoração e Automação das Atividades de Negócio no segmento público) é traduzir na linguagem do cliente uma possível indisponibilidade do prestador de serviço com foco em resultado, operação e transações”, observa Fernando Vieira, coordenador do projeto no Serpro.

Vieira explica que o período de dois anos foi necessário para criar a Árvore de Serviços, documento desenvolvido a partir da análise dos contratos de TI, que relacionados com os processos de negócio da Secretaria de Tesouro Nacional e os serviços mapeados avalia os itens de configuração do ambiente de TI para formar os indicadores chave do negócio. “Não existe receita de bolo para essa lição de casa”, comenta o executivo. Ele explica que desdobrar essa árvore diante de tantos elementos é o principal desafio de um projeto de gestão de serviços de TI.

Para se ter uma idéia, o documento utiliza da linguagem do fornecedor, seja de um servidor, software ou de conectividade, para definir os itens de configuração do ambiente de rede. A ferramenta HP Open View automatiza a análise desse ambiente com palheta de cores a partir da configuração da rede. Um exemplo disso é que a cor vermelha poderia ser acionada para um servidor, cuja memória está cheia. Porém como há redundância de rede, a regra do software sinaliza apenas uma cor laranja para tomada de providência da área específica já que aquela situação não representa um risco para negócio.

Vieira conta que como as áreas de prestação do Serpro são bastante especializadas, o projeto permitiu integrar essas áreas para ter um idioma único dentro de casa na hora de falar com usuário do serviço. Uma tarefa que retrata a segmentação das áreas é a necessidade de entender as providências tomadas por cada prestador no caso de um servidor com falha. “Não bastava apenas identificar os itens de configuração, mas entender como cada área lidava com aquela situação para que o controle acontecesse de fato”, explica.

Hoje o sistema monitora 1 mil objetos. O projeto implicou a definição dos processos do negócio a partir da análise dos contratos de TI, a execução da Árvore de Serviços com arquitetura hierárquica ( top down), a implementação do template com ferramenta da HP, a propagação dos indicadores pela árvore e a integração da ferramenta com workflow do Serpro e seus clientes do Ministério da Fazenda.

Decision Report, Ceila Santos, 12 de junho de 2009

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico