• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Serpro integra soluções de acessibilidade ao Expresso
Info

Notícias

notícias

General

Serpro integra soluções de acessibilidade ao Expresso

Ferramentas livres são usadas para facilitar vida de portadores de necessidades especiais visuais.

A acessibilidade é um conceito que surgiu para promover a inclusão e extensão do uso de produtos, serviços e informação por todas as parcelas da população. Esse olhar se faz perceber mais visivelmente no reconhecimento de que portadores de necessidades especiais merecem ter as mesmas condições de acesso da maioria das pessoas. É pensando nisso que uma equipe do Serpro, localizada na regional Rio de Janeiro, promove a integração de soluções de acessibilidade para os usuários da ferramenta de webmail Expresso.

O grupo, liderado por Claudio Maia Dallalana, da Supsi, trabalha na integração do Liane/TTS e do Orca ao Expresso. Mas o que são estas ferramentas? "O Liane/TTS é um compilador que lê um texto e o entrega a um sintetizador de voz", explica Dallalana. O programa foi desenvolvido através de uma cooperação entre o Serpro, Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Faculdade Politécnica de Mons, da Bélgica.

Já o Orca, segundo Dallalana, é um leitor de telas que coopera com o Liane/TTS. "O Orca passa para o Liane/TTS o que está sendo escrito, que vai produzir sons", explica. Os sons utilizados pelo programa são gerados a partir de um sintetizador de voz, o MBrolla, e reproduzidos através do sistema de áudio do computador pessoal. A mesma aplicação pode também ler menus de distribuições do Linux, de seus programas e de páginas da web.

Estes recursos serão integrados na plataforma de mensagens eletrônicas atualmente utilizada. Para isso, a equipe utilizou como ponto de partida a plataforma básica do correio eletrônico. "Adaptamos um módulo do Expresso, o Expresso Mobile, e demos a ele acessibilidade. Num primeiro momento, nada será feito de diferente, exceto uma adaptação".

Segundo o líder da equipe, a ideia é que em breve a funcionalidade esteja disponível para todos: "Em outubro, pretendemos disponibilizar o módulo Mobile do Expresso com acessibilidade. O que queremos é garantir aos empregados do Serpro – e à sociedade de uma maneira geral – os recursos tecnológicos disponíveis em plataformas proprietárias", completou Dallalana. A suíte de comunicação Expresso vem encontrando crescente uso em outros órgãos do governo brasileiro, e os deficientes visuais que trabalham nestas organizações também poderão se beneficiar dessa alternativa de acessibilidade.

Comunicação Social do Serpro - Curitiba, 15 de setembro de 2010

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico