• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  MP visita Sala de Comando para ComprasNet e Siasg
Info

Notícias

notícias

General

MP visita Sala de Comando para ComprasNet e Siasg

O Serpro instalou, desde o dia 4 de dezembro, uma Sala de Comando para acompanhar e monitorar o Portal de Compras do Governo Federal - ComprasNet e o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais - Siasg. Essa é uma ação preventiva da Empresa para se antecipar à ocorrência de possíveis problemas nos sistemas, uma vez que no final do ano registra-se um maior número de acessos.

Até o presente momento, registrou-se picos de aproximadamente 10 mil acessos simultâneos ao ComprasNet e a previsão é que estes números cheguem a 18 mil, nos dias que antecedem o prazo final para o empenho das compras de governo.

Na última sexta-feira, 1.119 pregões eletrônicos estavam em operação. Diante do aumento de operações, a Sala de Comando procura garantir a máxima disponibilidade da aplicação, já que monitora simultaneamente a infra-estrutura de produção dos serviços, além da própria aplicação.

Para tanto, utiliza-se a ferramenta IP Monitor, que permite a monitoração de todos os serviços de produção, homologação, treinamento e banco de dados. A ferramenta atua como um semáforo, indicando o desempenho dos processos com cores: verde, amarelo e vermelho. Quando o programa indica amarelo, a Empresa tem 15 minutos para acionar os responsáveis, antes que o usuário perceba o problema. De acordo com a gerência da Sala, até agora não foi identificada nenhuma ocorrência de falha tanto no ComprasNet como no Siasg.

A Sala de Comando é sazonal e atua em momentos críticos para a monitoração dos sistemas. Para Ricardo Jucá, gestor do ComprasNet, a importância desta Sala é evitar qualquer problema que implique em prejuízos para o usuário final e para a Administração Pública. “Nossa intenção é atuar de forma pró-ativa, para que o usuário final não perceba qualquer indisponibilidade e para não prejudicar a participação de proponentes - futuros fornecedores - nas licitações em processo de abertura, que deve ser igualitária”, afirma Jucá.

A Sala de Comando está localizada em Brasília e é monitorada pelas áreas de rede, infra-estrutra, gerência de serviços, desenvolvimento e relacionamento do Serpro. Para o 1º semestre de 2008, o Serpro prevê que os sistemas ComprasNet e Siasg passem a integrar os serviços de gerenciamento integrado, quando serão monitorados presencialmente 24 horas por dia. O benefício que a monitoração viabiliza é o controle de falhas em recursos computacionais, identificando, com exatidão, o impacto da falha no serviço, e tornando possível o processo estruturado para atuação preventiva, pró-ativa e reativa, com integração das áreas especialistas do Serpro.

Além disso, em 2007, o ComprasNet teve um aumento significativo em sua capacidade de armazenamento. A Empresa disponibilizou mais dois servidores para a solução, melhorando sua performace com o upgrade realizado nos equipamentos até então existentes.

A diretora do Departamento de Logística e Serviços Gerais – DLSG, do Ministério do Planejamento, Loreni Foresti, juntamente com Cleber Bueno, também do Ministério, visitaram as instalações da Sala de Comando, na última sexta-feira. Para Loreni, a montagem da Sala de Comando foi excelente. “Com essa ação do Serpro, não precisamos escalonar os acessos num período tão importante para a administração pública. Isso é um salto de qualidade da Empresa”, avalia.

Os acionamentos são realizados através da Central de Atendimento do Serpro – CAS, e percorrem até três níveis de atendimento para a realização do serviço. O 1º nível de atendimento é realizado pelos atendentes da CAS, de acordo com o um script atualizado diariamente. Já o 2º nível é atendido pela Comunidade de Atendimento, distribuída em todo o país. No 3º nível é acionada uma equipe de profissionais especialistas nas área de compras, localizada na Coordenação de Relacionamento com Clientes/Sunmp. De acordo com Imaculada Zille, coordenadora da Comunidade de Atendimento ao Siasg e ComprasNet, 97% dos acionamentos do ComprasNet são solucionadas no 1º nível. Para o Siasg, a marca de solução no 1º nível de atendimento é 63%.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 13 de dezembro de 2007

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico