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MP visita Sala de Comando para ComprasNet e Siasg
Até o presente momento, registrou-se picos de aproximadamente 10 mil acessos simultâneos ao ComprasNet e a previsão é que estes números cheguem a 18 mil, nos dias que antecedem o prazo final para o empenho das compras de governo.
Na última sexta-feira, 1.119 pregões eletrônicos estavam em operação. Diante do aumento de operações, a Sala de Comando procura garantir a máxima disponibilidade da aplicação, já que monitora simultaneamente a infra-estrutura de produção dos serviços, além da própria aplicação.
Para tanto, utiliza-se a ferramenta IP Monitor, que permite a monitoração de todos os serviços de produção, homologação, treinamento e banco de dados. A ferramenta atua como um semáforo, indicando o desempenho dos processos com cores: verde, amarelo e vermelho. Quando o programa indica amarelo, a Empresa tem 15 minutos para acionar os responsáveis, antes que o usuário perceba o problema. De acordo com a gerência da Sala, até agora não foi identificada nenhuma ocorrência de falha tanto no ComprasNet como no Siasg.
A Sala de Comando é sazonal e atua em momentos críticos para a monitoração dos sistemas. Para Ricardo Jucá, gestor do ComprasNet, a importância desta Sala é evitar qualquer problema que implique em prejuízos para o usuário final e para a Administração Pública. “Nossa intenção é atuar de forma pró-ativa, para que o usuário final não perceba qualquer indisponibilidade e para não prejudicar a participação de proponentes - futuros fornecedores - nas licitações em processo de abertura, que deve ser igualitária”, afirma Jucá.
A Sala de Comando está localizada em Brasília e é monitorada pelas áreas de rede, infra-estrutra, gerência de serviços, desenvolvimento e relacionamento do Serpro. Para o 1º semestre de 2008, o Serpro prevê que os sistemas ComprasNet e Siasg passem a integrar os serviços de gerenciamento integrado, quando serão monitorados presencialmente 24 horas por dia. O benefício que a monitoração viabiliza é o controle de falhas em recursos computacionais, identificando, com exatidão, o impacto da falha no serviço, e tornando possível o processo estruturado para atuação preventiva, pró-ativa e reativa, com integração das áreas especialistas do Serpro.
Além disso, em 2007, o ComprasNet teve um aumento significativo em sua capacidade de armazenamento. A Empresa disponibilizou mais dois servidores para a solução, melhorando sua performace com o upgrade realizado nos equipamentos até então existentes.
A diretora do Departamento de Logística e Serviços Gerais – DLSG, do Ministério do Planejamento, Loreni Foresti, juntamente com Cleber Bueno, também do Ministério, visitaram as instalações da Sala de Comando, na última sexta-feira. Para Loreni, a montagem da Sala de Comando foi excelente. “Com essa ação do Serpro, não precisamos escalonar os acessos num período tão importante para a administração pública. Isso é um salto de qualidade da Empresa”, avalia.
Os acionamentos são realizados através da Central de Atendimento do Serpro – CAS, e percorrem até três níveis de atendimento para a realização do serviço. O 1º nível de atendimento é realizado pelos atendentes da CAS, de acordo com o um script atualizado diariamente. Já o 2º nível é atendido pela Comunidade de Atendimento, distribuída em todo o país. No 3º nível é acionada uma equipe de profissionais especialistas nas área de compras, localizada na Coordenação de Relacionamento com Clientes/Sunmp. De acordo com Imaculada Zille, coordenadora da Comunidade de Atendimento ao Siasg e ComprasNet, 97% dos acionamentos do ComprasNet são solucionadas no 1º nível. Para o Siasg, a marca de solução no 1º nível de atendimento é 63%.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 13 de dezembro de 2007