• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Serpro participa de debates sobre formação e inclusão
Info

Notícias

notícias

General

Serpro participa de debates sobre formação e inclusão

A Empresa teve a oportunidade de contribuir e participar de sólidos debates sobre os temas, durante a 7ª Oficina para Inclusão Digital, realizada em Belém.

Inclusão

Ricardo Carvalho, gestor de inclusão digital do Serpro na região norte, integrou a mesa de inclusão digital nos territórios e debateu as dificuldades de implementação dos programas nos estados do Norte. Entre as principais questões, destaca-se a dificuldade de acesso aos locais mais necessitados.

Durante a apresentação do Projeto Territórios Digitais, do Programa Serpro de Inclusão Digital, e de outras atividades desenvolvidas na região, é possível perceber que, embora, as barreiras sejam grandes, os trabalhos têm sido implementados com eficácia. Ricardo classificou os trabalhos como desafiadores, porém gratificantes. “Sabemos que a informática e a cultura são elementos muito fortes para a formação da sociedade”, afirma. O gestor ressaltou ainda que, em parceria com a Presidência da República, o Serpro analisa a possibilidade de instalar um telecentro na tribo indígena Ingariko, localizada na tríplice fronteira (Brasil, Guiana e Venezuela).

O programa da Empresa já instalou 226 telecentros, distribuídos em várias localidades do Brasil, e mais nove unidades no exterior. Atualmente, o Serpro fornece apenas os computadores, com sistema operacional livre, e capacitação aos agentes de inclusão digital na comunidade atendida. Mas, a partir de uma parceria com Gesac, do Ministério das Comunicações, a Empresa também poderá oferecer conectividade aos telecentros.

Formação
A mesa de discussão sobre formação a distância e presencial contou com a participação de Margareth de Almeida, da UniSerpro, que, juntamente com a equipe de educação do Casa Brasil, conduziu as atividades. Ela conta que a participação maciça dos presentes transformou o evento em um grande fórum, gerando uma construção colaborativa de conhecimento, a partir da troca de experiências.

Os conceitos de educação formal e não formal foram as bases dos debates, que perpassaram pelos temas de software livre, educação a distância, ferramentas e conteúdos para a formação de agentes de inclusão digital de telecentros.

Para os membros da mesa, ao discutir educação com os integrantes do evento, é preciso dar ênfase à importância da comunidade se apropriar dos espaços de inclusão digital, a fim de agregar valor aos conteúdos desenvolvidos por essas iniciativas, assim como, despertá-los para essa necessidade.

Comunicação Social do Serpro – Belém, 6 de novembro de 2008

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico