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Serpro participa do desenvolvimento e Capacitação dos Usuários do Portal dos Convênios
O projeto é desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pela Marinha do Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Ele disponibilizará todos os programas de transferências voluntárias pela Internet e estará disponível no endereço eletrônico www.convenios.gov.br a partir de 1º de julho de 2008, de acordo com o Decreto nº 6.170, de 25 de julho de 2007.
O Serpro é responsável por toda a integração do Portal dos Convênios com a Imprensa Nacional, Receita Federal , Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi e Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais -Siasg. O Decreto nº 6.170/07 determina novas regras para a celebração, a liberação de recursos, o acompanhamento da execução e a prestação de contas dos convênios registrados no Siconv. Segundo o gerente do projeto pelo Serpro, Erasmo Munuera, todas estas etapas serão realizadas por meio do Portal dos Convênios, evitando desvio de recursos e fraudes.
O coordenador de negócio do Portal de Compras do Governo Federal (COMPRASnet), SCDP e Siasg do Serpro, Ricardo Jucá, explica que, segundo as novas regras do Decreto nº 6.170/07, haverá uma etapa de seleção de convenentes (entidade que executará o convênio), onde será escolhida a proposta mais vantajosa para a Administração Pública e que cumpra com determinados pré-requisitos. Os recursos serão transferidos para uma conta-corrente única para cada convênio e “blindada”, que será movimentada somente pelo Portal dos Convênios. “Todo este processo será monitorado”, afirmou Munuera.
A UFRJ desenvolve o projeto com a tecnologia de framework de desenvolvimento MDA. De acordo com Jucá, o Serpro está absorvendo esta tecnologia e a partir de outubro todo processo de desenvolvimento e manutenção deste sistema será de responsabilidade da Empresa. “11 desenvolvedores da UFRJ se mudaram recentemente para as instalações do Serpro na regional Lapa para facilitar e acelerar a etapa de absorção da tecnologia junto com a equipe da Coordenação Estratégica de Tecnologia do Serpro”, declarou.
Simultaneamente ao desenvolvimento do sistema, foi planejado o processo de capacitação dos usuários. A Superintendência de Gerência de Serviços da Empresa e a Universidade do Serpro - UniSerpro desenvolveram recursos de Educação a Distância, Tutorial Interativo e Manuais, para levar conhecimento ao usuário, contribuindo para seu auto-atendimento. Esta solução permite ao usuário realizar simulações interativas de uma ou mais funcionalidades como se estivesse trabalhando no ambiente de produção, propiciando um aprendizado rápido e seguro, guiando-o de forma clara e concisa na utilização do sistema. “A estratégia de capacitação adotada está alinhada à política de repasse de conhecimento para usuário dos produtos e serviços do Serpro. É importante chegar ao usuário final, facilitar sua interação com o sistema – princípio da usabilidade - sem a necessidade de acionar outros meios e a Central de Serviços Serpro”, afirma Imaculada Zille da daquela superintendência.
Os conteúdos foram disponibilizados no Portal dos Convênios www.convenios.gov.br para acesso livre, visando atender a um grande número de usuários, independentemente de sua localização geográfica. O público-alvo são servidores da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal e Organizações Não-Governamentais.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 30 de junho de 2008