General
Relacionamento com a imprensa
Serpro promove oficina para jornalistas

Novo ciclo de oficina teve sua primeira atividade em Brasília
Em comemoração ao seu aniversário de 50 anos, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) realiza uma série de oficinas para jornalistas com objetivo de ensinar profissionais de imprensa a buscarem dados sobre compras e convênios de governo nos portais ComprasNet e Siconv. A "Oficina de Portais com Dados Públicos para Jornalistas" também destaca a importância das novas tecnologias para a evolução da transparência de governo.
Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, a primeira oficina deste novo ciclo foi realizada em Brasília. A atividade também será promovida nas regionais do Serpro no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre durante o ano de 2015.
Pesquisa de dados
Na oficina, que tem duração de quatro horas, os participantes navegam pelo ComprasNet, o portal de compras da administração pública federal, e pelo Siconv, o Sistema de Convênios do Governo Federal. Por essas interfaces passam informações sobre transações de bilhões de reais do governo federal, Estados, municípios e ONGs.
Ao final da atividade, os jornalistas ficam aptos a pesquisar uma série de informações e documentos de convênios, licitações, pregões eletrônicos, programas, emendas parlamentares e execução de convênios.
Cursos gratuítos
Desde 2011, o Serpro realiza oficinas e seminários gratuitos para profissionais de imprensa. Já foram oferecidas seis turmas da "Oficina de Portais com Dados Públicos para Jornalistas", quatro em Brasília e uma em Belém e São Paulo.
A empresa também realiza para a imprensa, desde 2012, o "Seminário de Tecnologia para Jornalistas", que teve quatro turmas na capital federal e uma turma em São Paulo.