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Serpro reafirma compromisso com a acessibilidade
O Dia da Acessibilidade foi comemorado com um evento na sede Serpro, nesta quinta-feira, 5, com o objetivo de retomar a discussão sobre o tema. O encontro foi marcado pelo reconhecimento da importância deste assunto para governo e empresa. “Nascemos todos iguais e, por isso, temos os mesmos direitos”, afirma o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni. Para ele, ao Estado cabe a função de igualar as oportunidades dos cidadãos. “Precisamos oferecer o mesmo padrão de acesso, apesar das dificuldades de cada indivíduo. Disponibilizar formas para que, nas suas diferenças, sejam tratados de forma igualitária”, reafirma Mazoni.
O diretor de relacionamento com clientes, Robinson Margato, acredita que acessibilidade é uma obrigação do governo, mas destaca que o conceito só pode se manter vivo quando trabalhado na cultura das pessoas. O gestor sinaliza que o ideal é que as funcionalidades de acessibilidade sejam embarcadas nos sistemas desenvolvidos pelo Serpro. “É claro que isso é no sentido de oferecer ao cliente soluções para que o sistema dele seja acessível, de internalizar no Serpro esse compromisso”, explica Margato.
Acessibilidade em ação
A acessibilidade é um dos focos da Política de Responsabilidade Social do Serpro e a proposta da Coordenação Estratégica de Ações Governamentais (Ceago) é intensificar na empresa as pesquisas, implementações e trabalhos dessa área. “O homem chegou à lua e no fundo do mar. Sendo assim, não vejo nada que nos impeça de avançar nesse aspecto, basta priorizar as ações”, reflete o coordenador da Ceago, Marcos Melo.
O responsável pela condução do tema responsabilidade social na empresa, Luiz Cláudio Mesquita, apresentou as diretrizes governamentais sobre acessibilidade e fez um panorama do cenário da empresa. “Hoje, já temos muitas conquistas, mas ainda é preciso evoluir para alcançarmos um padrão de excelência e proporcionar acesso irrestrito a todos”, pontuou. Ele conta que foi formado um comitê para discutir e propor avanços nas soluções de acessibilidade da instituição, tanto para os sistemas dos clientes que são destinados à sociedade, quanto para o público interno, a fim de suprir a necessidade daqueles que possuam algum tipo de deficiência.
Acessibilidade física
O negócio do Serpro é a tecnologia da informação. Dessa forma, é comum associar a palavra acessibilidade à digital. Porém, a empresa investe bastante na acessibilidade física. O superintendente da área de logística, Victor Propato, comemora o fato de que hoje no Serpro existem poucos prédios que ainda não são 100% acessíveis e acrescenta que os pontos de melhoria já foram mapeados.
Propato conta que há muitos anos, quando o processo de acessibilidade predial nasceu, o objetivo era cumprir leis, normas e regulamentações. “Mas com o tempo, percebemos que o mais importante em tudo isso eram as pessoas”, analisa. Dessa percepção, surgiu a ideia de envolver os empregados com necessidades especiais nos projetos de adequação dos espaços nas regionais. De acordo com o superintendente, essa ação tem dado grandes resultados para o aprimoramento do processo.