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Serpro torna-se o provedor único de TIC para a CVM
“O Serpro terá oportunidade de prover soluções para um dos órgãos controladores de maior destaque no cenário brasileiro atual, cuja importância deverá ser intensificada com a ampliação do mercado de valores mobiliários decorrente da obtenção de grau de investimento pelo país”, destaca Ricardo Lima, analista do Serpro responsável pelo contrato com a CVM.
Pacote completo
Lima explica que, a partir de agora, o Serpro será o responsável pela hospedagem do centro de dados da CVM, pela administração de seu parque de servidores de rede local e de estações de trabalho, e pelo provimento de rede de dados para acesso à internet e para integração das três representações da autarquia, no Rio, em São Paulo e Brasília.
Mas essa é apenas a parte de infra-estrutura do contrato. De acordo com o analista, o Serpro também está encarregado pelo desenvolvimento de novas soluções e pela manutenção do acervo de softwares legados da entidade. "Vamos assumir a responsabilidade integral pelos sistemas da CVM. Cuidaremos da produção e da manutenção de código", acrescenta.
E não pára por aí. O Serpro ainda vai prestar consultoria para institucionalização de processo compatível com CMMI-2 na CVM e fará a gestão de serviços, por meio da Central de Serviços do Serpro - CSS. "Na prática, vamos prover todos os serviços de TIC requeridos pela autarquia", completa Lima.
Novas e livres soluções
O segmento de maior destaque do contrato é o desenvolvimento de soluções. “Essa é a vantagem competitiva que o Serpro oferece para a CVM: a capacidade de desenvolver soluções robustas, confiáveis, estáveis e integradas com os demais sistemas estruturadores do Ministério da Fazenda”, avalia Lima.
Ele esclarece que será necessária a manutenção do acervo de 31 sistemas legados da CVM, mas que, dada a diversidade de plataformas nas quais essas soluções estão baseadas, a não integração de informações entre elas, e a existência de segmentos de negócios não atendidos por esse conjunto de aplicações, o Serpro apresentou proposta para desenvolvimento de um sistema único, integrado e estruturador dos processos da autarquia. “Essa e todas as futuras soluções desenvolvidas para a CVM serão baseadas em software livre, uma opção que garante, entre outras vantagens, mais segurança e maior independência tecnológica para o cliente".
O primeiro fruto dessa proposta, um subsistema para gestão e controle dos processos de arrecadação e cobrança, já está em desenvolvimento, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2009. O portal internet da CVM também será objeto de reformulação plena, com sua migração para padrões abertos. Segundo Lima, ele será a primeira solução da CVM a ser integralmente redesenvolvida pelo Serpro.
Superando desafios
Lima diz que a absorção de todos esses serviços foi em um desafio para o Serpro. “Além de ser um projeto de grande importância pra nós, que envolve a participação de diversas áreas da Empresa, ele ilustra a capacidade diferenciada e competência do capital intelectual da Empresa”, observa.
"Tivemos apenas o mês de maio para atuação conjunta com a empresa que prestava serviços de TIC à CVM há mais de 5 anos. É um período insuficiente para um repasse estruturado de serviços, ainda mais quando estes não possuem absolutamente nenhuma documentação, o que se aplicava também aos sistemas anteriormente desenvolvidos", conta ele. Embora as condições de absorção tenham sido desfavoráveis e insatisfatórias, esclarece, não foi verificado nenhum incidente relevante após a assunção dos serviços pelo Serpro.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 18 de julho de 2008