• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Serpro torna-se o provedor único de TIC para a CVM
Info

Notícias

notícias

General

Serpro torna-se o provedor único de TIC para a CVM

Integração de sistemas, desenvolvimento de novas soluções e segurança no tráfego de dados são os pontos centrais do contrato firmado entre o Serpro e a Comissão de Valores Mobiliários - CVM, autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda.

“O Serpro terá oportunidade de prover soluções para um dos órgãos controladores de maior destaque no cenário brasileiro atual, cuja importância deverá ser intensificada com a ampliação do mercado de valores mobiliários decorrente da obtenção de grau de investimento pelo país”, destaca Ricardo Lima, analista do Serpro responsável pelo contrato com a CVM.

Pacote completo
Lima explica que, a partir de agora, o Serpro será o responsável pela hospedagem do centro de dados da CVM, pela administração de seu parque de servidores de rede local e de estações de trabalho, e pelo provimento de rede de dados para acesso à internet e para integração das três representações da autarquia, no Rio, em São Paulo e Brasília.

Mas essa é apenas a parte de infra-estrutura do contrato. De acordo com o analista, o Serpro também está encarregado pelo desenvolvimento de novas soluções e pela manutenção do acervo de softwares legados da entidade. "Vamos assumir a responsabilidade integral pelos sistemas da CVM. Cuidaremos da produção e da manutenção de código", acrescenta.

E não pára por aí. O Serpro ainda vai prestar consultoria para institucionalização de processo compatível com CMMI-2 na CVM e fará a gestão de serviços, por meio da Central de Serviços do Serpro - CSS. "Na prática, vamos prover todos os serviços de TIC requeridos pela autarquia", completa Lima.

Novas e livres soluções
O segmento de maior destaque do contrato é o desenvolvimento de soluções. “Essa é a vantagem competitiva que o Serpro oferece para a CVM: a capacidade de desenvolver soluções robustas, confiáveis, estáveis e integradas com os demais sistemas estruturadores do Ministério da Fazenda”, avalia Lima.

Ele esclarece que será necessária a manutenção do acervo de 31 sistemas legados da CVM, mas que, dada a diversidade de plataformas nas quais essas soluções estão baseadas, a não integração de informações entre elas, e a existência de segmentos de negócios não atendidos por esse conjunto de aplicações, o Serpro apresentou proposta para desenvolvimento de um sistema único, integrado e estruturador dos processos da autarquia. “Essa e todas as futuras soluções desenvolvidas para a CVM serão baseadas em software livre, uma opção que garante, entre outras vantagens, mais segurança e maior independência tecnológica para o cliente".

O primeiro fruto dessa proposta, um subsistema para gestão e controle dos processos de arrecadação e cobrança, já está em desenvolvimento, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2009. O portal internet da CVM também será objeto de reformulação plena, com sua migração para padrões abertos. Segundo Lima, ele será a primeira solução da CVM a ser integralmente redesenvolvida pelo Serpro.

Superando desafios
Lima diz que a absorção de todos esses serviços foi em um desafio para o Serpro. “Além de ser um projeto de grande importância pra nós, que envolve a participação de diversas áreas da Empresa, ele ilustra a capacidade diferenciada e competência do capital intelectual da Empresa”, observa.

"Tivemos apenas o mês de maio para atuação conjunta com a empresa que prestava serviços de TIC à CVM há mais de 5 anos. É um período insuficiente para um repasse estruturado de serviços, ainda mais quando estes não possuem absolutamente nenhuma documentação, o que se aplicava também aos sistemas anteriormente desenvolvidos", conta ele. Embora as condições de absorção tenham sido desfavoráveis e insatisfatórias, esclarece, não foi verificado nenhum incidente relevante após a assunção dos serviços pelo Serpro.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 18 de julho de 2008

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico