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Serpro visita tribo Fulni-ô em Pernambuco

Nos dias 6 e 7 deste mês, o coordenador regional do Programa de Inclusão Digital do Serpro, Severino Xavier, e a coordenadora técnica do programa de Inclusão Digital do Serpro, Valéria Santos, fizeram uma visita ao laboratório de informática da tribo Fulni-ô, localizada no município de Águas Belas (PE), a 314 km do Recife.

O objetivo da visita foi verificar as condições de uso dos microcomputadores utilizados pela tribo no atual laboratório e que foram doados pelo Ministério da Educação há quase dez anos. Segundo Valéria Santos, Tirce, as máquinas estão bastante obsoletas e, das dez existentes, apenas cinco funcionam.

A própria tribo tomou conhecimento do programa de Inclusão Digital desenvolvido pelo Serpro e pediu à Coordenação Nacional para que fosse feita uma visita da Empresa. O próximo passo será a análise do projeto dos Fulni-ô, a respeito da real necessidade da tribo, e da documentação da entidade que atenda às especificidades do programa de Inclusão Digital do Serpro, para que assim possa receber as doações de novos computadores, software e treinamento básico de instrutores.

A Tribo Fulni-ô

A tribo dos Fulni-ô possui cerca de 6 mil índios, sendo 800 crianças que utilizam os computadores principalmente para pesquisas escolares.

Os Fulni-ô são o único grupo do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua - o Yaathe - assim como o ritual ancestral a que chamam Ouricuri, que atualmente realizam no maior sigilo. Na parte central das terras da reserva indígena é que se encontra assentada a cidade de Águas Belas, rodeada totalmente pelo território Fulni-ô.

Os preparativos para a mudança para a aldeia do Ouricuri se iniciam nas últimas semanas do mês de agosto. Todos os Fulni-ô que trabalham fora de Águas Belas, como funcionários, professores e policiais, durante a primeira semana do ritual pedem licença para se ausentarem do trabalho e se concentrarem na aldeia do Ouricuri; os que podem, permanecem sem sair durante todo o ritual. Todos os Fulni-ô têm como norma a proibição de falar do ritual. Os anciãos asseguram que aqueles que infringiram esta norma tiveram morte estranha. Sem dúvida, esta é uma advertência para evitar a quebra do sigilo.

Uma parte do que acontece na aldeia do Ouricuri é de domínio público. Sabe-se assim que há áreas onde as mulheres não podem entrar, embora elas tenham conhecimento das atividades que se realizam nesses lugares. Durante a noite os homens dormem separados das mulheres, estas nas casas e aqueles nos galpões. Durante os meses do ritual está proibido manter relações sexuais dentro da aldeia do Ouricuri. Embora não se pratique uma abstinência sexual absoluta, respeita-se o lugar sagrado do ritual, mantendo este tipo de relações fora da aldeia. Está proibido também tomar bebidas alcoólicas, escutar música e, inclusive, assobiar. Quando um Fulni-ô na cidade ou na aldeia do Posto Indígena toma alguma bebida alcoólica, não pode ir à aldeia do Ouricuri. Por esse motivo nesta época evitam tomar qualquer bebida embriagante.

No ritual do Ouricuri, o Ia-tê desempenha um papel fundamental, já que é a língua preferencialmente falada durante as suas quatorze semanas de duração. É aí que se socializam os membros mais jovens pelo ensino de um código simbólico diferente daquele utilizado pela sociedade envolvente.

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