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Serviços do governo pela internet foram acessados por 25% da população em 2007
Segundo o NIC.Br, o resultado mostra um crescimento de 11 pontos percentuais em comparação à pesquisa realizada em 2005. O NIC-BR é vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.
A pesquisa mostra que o perfil econômico dos usuários está
distribuído da seguinte forma: 5% são da classe A, 36% da classe B, 48%
da classe C e 11% de classe D e E. Com base nesses número o NIC-Br
constatou crescimento significativo no uso de serviços de governo
eletrônico em todos os segmentos da sociedade, na comparação com 2005.
A pesquisa identifica um aumento forte no acesso aos serviços do
governo na internet entre os internautas com renda familiar entre três
e cinco salário mínimos. Uma evolução de 14% para 40% na comparação com
2005.
Dos que nunca usaram os serviços do governo eletrônico, segundo a
pesquisa, a maioria, ou 49%, disse que ainda prefere o contato pessoal,
para resguardar, principalmente, a divulgação de seus dados na rede de
computadores.
O serviço mais procurado foi a consulta de CPF (Cadastro das
Pessoas Físicas) usado por quase 60% das pessoas que buscam o e-gov. Em
segundo lugar, vêm os serviços públicos de educação, seguidos do envio
da declaração do Imposto de Renda e a inscrição em concursos públicos.
Além desses, estão no topo dos acessos a procura por informação sobre
emissão de documentos, serviços públicos de saúde e direitos do
trabalhador.
Segundo o NIC-BR, o objetivo da pesquisa é traçar um panorama da
interação dos internautas com o governo por meio da internet,
principais atividades, perfil do usuário e barreiras para a utilização.
A íntegra do módulo sobre governo eletrônico da pesquisa TIC-Domícilio
pode ser encontrada no endereço: http://www.cetic.br/usuarios/tic/2007/destaques-governo-eletronico-tic-2007.pdf
Agência Brasil, Daniel Lima, 15 de abril de 2008